Apesar do mês de outubro já estar na metade, para muitos blumenauenses ainda é difícil de acreditar que a maior Oktoberfest fora da Alemanha não poderá ser realizada em 2020. Ainda que a pandemia tenha impedido as aglomerações da festa, diversas ações estão sendo realizadas para dar um gostinho para quem está na cidade. E a Cerveja Blumenau, que leva o nome da cidade, resolveu expandir a ideia para todo o país.
Nas últimas quatro edições, a cervejaria marcou presença na Oktober. Neste ano, a empresa decidiu espalhar o clima da festa em bares e restaurantes de todo o Brasil, para garantir que o evento não seja esquecido. Mais de 100 estabelecimentos receberam itens de decoração e a cerveja especial lançada para a festa: uma OKtoberfestbier, estilo mais vendido do evento alemão.
Com o mote “brinde do seu jeito”, a ideia é que o sentimento de celebração da cultura germânica e o protagonismo do chope durante o mês de outubro sejam mantidos. Para Valmir Zanetti, diretor executivo da Cerveja Blumenau, essa é uma forma de manter a memória da Oktoberfest viva para os próximos anos.
“Nós sabemos que esse é um evento marcante para muita gente, que vai sentir saudades de brindar nos pavilhões da Vila Germânica. Entendemos que, quanto mais ele se fizer presente de alguma maneira, mais forte ele será retomado. Caso o turista não se sinta confortável para vir a Blumenau este ano, ele pode ir até o bar perto da sua casa e viver um pouco desse clima”, acrescenta.
A proposta vai além da decoração. Os pontos de venda também foram estimulados a apostarem no cardápio inspirado na Oktoberfest, transmitir lives e usar as playlists alusivas ao evento. O momento para muitos estabelecimentos é de recomeço.
“Nós sabemos que é o momento de estarmos juntos, criando atrativos para os bares e restaurantes que foram muito impactados pelos efeitos econômicos da pandemia. Nossa relação com os clientes sempre foi de apoio mútuo e a campanha sinaliza para o mercado essa nossa disposição em nos recuperarmos juntos”, comenta o gerente comercial Derli Maggioni.