“Povo brasileiro foi às ruas pelo fim da burocracia estatal que nos emperra o desenvolvimento”
A Semana da Pátria
Aos que permanecem atentos à conjuntura nacional, com toda a certeza não se surpreenderam com as manifestações deste 7 de setembro. Muito pelo contrário, as comemorações da Independência do Brasil desse 2021 estão plenamente compatíveis com a progressiva tomada de consciência cívica da Nação.
O despertar do povo brasileiro é anterior à eleição de Jair Messias Bolsonaro (2018), ao impeachment de Dilma Vana Rousseff (2016) e até mesmo ao início da Operação Lava Jato (2014). Tudo começou com as manifestações de junho de 2013, também conhecidas por “primavera árabe brasileira”.
Hoje está confirmado que ainda no início da década passada os brasileiros voltaram às ruas não mais por um motivo específico. Não se tratava da insatisfação, apenas, com o então aumento em vinte centavos de real no preço das passagens de ônibus.
Sim, o povo brasileiro foi às ruas pela melhoria dos serviços públicos, mas fundamentalmente contra a burocracia estatal que nos emperra o desenvolvimento. Contra o atraso das instituições que resistem à reciclagem e à virada de século. Contra o fisiologismo de políticos, de partidos e de todos que de alguma forma se valem do Estado para lograr privilégios espúrios ao custo do suor de todos nós trabalhadores.
Aos céticos e pessimistas é bom que se diga que essas manifestações não são o fim do mundo, mas o começo de um novo Brasil. Um País de um povo que se emancipou política e civicamente. Em que de forma crescente e invariável não mais aceitará manobras retóricas, compromissos não cumpridos e, fundamentalmente, a manipulação ideológica da vontade popular.
A esperança é grande, pois com se sabe a voz do povo é a voz de Deus (vox populi, vox dei). Parabéns Brasil pelos seus 199 anos de independência!
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: