César Wolff

César Wolff é advogado e professor da Furb. Foi presidente da subseção Blumenau da Ordem dos Advogados do Brasil entre 2010 e 2015.

“Qual a vocação de Blumenau?”

No aniversário de nossa cidade é muito pertinente que nós, munícipes, nos perguntemos sobre o futuro que nos reserva. Sim, a nós, pois as cidades são um fenômeno sócio-político, antes de tudo. Perguntar sobre o futuro de Blumenau é pergunta sobre o futuro de nós blumenauenses.

Nesses tempos diferentes, de aceleração tecnológica e restrições sanitárias, nada melhor do que aproveitar as comemorações de 171 de anos de Blumenau para olhar para os nossos próximos cinco, 10, 20 e 50 anos.

Houve um tempo que nós blumenauenses nos orgulhávamos de nossos indicadores econômicos, do pleno emprego, das empresas centenárias e pujantes, da arquitetura enxaimel, da limpeza de nossas ruas e de nossa gente ordeira e trabalhadora.

A população cresceu e a economia mudou substancialmente com a abertura dos mercados e a globalização. Os desafios vieram. Tivemos anos de angústias e incertezas, mas hoje Blumenau está renovada, madura e mantém indicadores socioeconômicos dignos de fazer inveja a qualquer cidade do mundo.

Somos uma comunidade alegre, que prima pelo trabalho e que se orgulha em fazer seu ofício da melhor forma possível. Nosso vale é deslumbrante, e nossa perseverança supera quaisquer desafios naturais. Aqui estamos e por aqui permaneceremos.

Blumenau vive um grande momento nesse início de Século XXI. Nossa mão de obra é qualificada, nossa marca reconhecida e nosso futuro promissor. Temos tudo para nos constituirmos na cidade do futuro, com progresso, inovação e desenvolvimento sustentável.

Por isso, sem a menor sombra de dúvida, nossa vocação é ser uma cidade de oportunidades, segura para criarmos nossos filhos e boa para se viver. Uma cidade em que seus munícipes têm orgulho de dizer: Ich bin Blumenauer. Parabéns Blumenau pelos seus 171 anos!


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo