Chef de Blumenau é indicado ao maior prêmio da gastronomia nacional
Luiz Zaga participará de etapa nacional em Teresina (PI)
O chef de cozinha Luiz Zaga, de Blumenau, foi o nome escolhido para representar Santa Catarina no Prêmio Dólmã, considerada a maior premiação nacional de gastronomia. O evento contempla chefs de cozinha de todo o Brasil, que disputarão agora o posto de melhor chef em uma cerimônia que será realizada em Teresina (PI), entre os dias 26 e 28 de março.
Zaga foi escolhido pelo seu trabalho que envolve a divulgação da gastronomia regional. Uma comissão de embaixadores do Prêmio Dólmã o escolheu como o chef destaque em Santa Catarina, postulante ao título nacional.
Coincidentemente, Luiz é natural de Teresina, local onde a disputa do prêmio ocorrerá, mas mora e atua profissionalmente há 22 anos em Blumenau. “Meu foco é divulgar o produto nacional, feito pelo pequeno produtor. Valorizar a agricultura familiar, a gastronomia local e sempre com o pensamento no ingrediente bom, limpo e justo”.
Carreira do chef
Em 1998, Zaga chegou em Blumenau e começou a “desbravar a gastronomia”, em suas palavras. Fez um curso na Furb e optou por seguir esta carreira, trabalhando em grandes restaurantes de Blumenau e Gaspar, a exemplo de Fazenda Park Hotel e Zizi Bistrô, além de importantes restaurantes pelo estado. O chef também deu aula de gastronomia durante cinco anos na Furb.
Atualmente, Zaga desenvolve trabalhos na área de consultoria e de abertura de novas empresas do segmento gastronômico. Ele é fundador de um grupo de pesquisas de novas técnicas de culinária e ingredientes. Um de seus mais recentes trabalhos foi a prestação de consultoria ao Hotel Vila do Vale, o primeiro hotel boutique do Vale Europeu.