Chega a 50 o número de focos da dengue em Blumenau somente em 2020

Sete casos suspeitos da doença estão em investigação

O Programa de Prevenção e Combate à Dengue, da Secretaria de Saúde de Blumenau, encontrou 50 focos do mosquito da dengue na cidade em 2020. O número é considerado preocupante, já no mesmo período do ano passado foram localizados 10 focos. O aumento é de 400%.

Para a Coordenadora do programa, Eleandra Casani, essa elevação é causada pela falta de conscientização das pessoas. Segundo ela, prédios, residências e construções são os principais locais escolhidos pelo mosquito.

“A fêmea é inteligente, ela deposita os ovos em vários recipientes diferentes e por isso aumenta as chances de proliferação”, conta Casani.

A região do bairro Velha, nas proximidades do Parque Vila Germânica, é a área que mais registrou os focos. Dos 50 casos na cidade, 21 são nesta região.

Casos suspeitos

Segundo Casani, sete pessoas em Blumenau têm casos suspeitos de dengue, e estão sendo investigados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Santa Catarina. Todos eles sentiram alguns sintomas e procuraram as unidades de saúde do município.

“Quando isso acontece, nossa equipe é chamada pra coletar amostras e realizar os exames, que são enviados para o Lacen em Florianópolis. Enquanto esperam os resultados os pacientes são tratados. Se a situação for agravada, podem até ser internados”, explicou.

Desses sete casos ninguém está internado. Não há expectativa de quando os exames vão retornar com os resultados. No ano passado ao menos dois casos foram confirmados na cidade.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo