+

Chega de golpe: moradora de Blumenau cria plataforma segura para costureiras fecharem negócio

Projeto venceu Feira de Inovação e Empreendedorismo do Vale Europeu

A moradora de Blumenau Andreyna Santos, de 24 anos, criou uma plataforma segura para negócios têxteis após sua mãe, costureira faccionada, ser vítima de um golpe ao produzir mais de duas mil peças para um cliente que não realizou o pagamento. A plataforma Coostura, para costureiras e fornecedores, ganhou o prêmio de primeiro lugar na Feira de Inovação e Empreendedorismo do Vale Europeu.

Segundo Andreyna, a situação aconteceu em 2023. “Minha mãe é costureira e trabalha em casa. Ela fez um pedido de duas mil peças para um cliente e não recebeu o pagamento”, conta. A situação foi um choque para mãe e filha, que necessitavam do dinheiro para a renda familiar. 

“Para a gente aquele dinheiro fazia toda diferença e foi algo que fez falta”, conta. A moradora de Blumenau, que cursa mestrado em Administração na Universidade Regional de Blumenau (Furb), descobriu por meio da sua mentora que a Feira de Inovação e Empreendedorismo do Vale Europeu, organizada pela Agência de Inovação Tecnológica da FURB (Agit), estava com as inscrições abertas. 

“Ela perguntou se eu gostaria de participar, já que minha linha de estudo é a inovação. Foi ali que pensei em usar a situação que vivi para criar a Coostura”, conta. E assim a Coostura surgiu, uma plataforma segura para fechar serviço com bons fornecedores. 

Na prática, a Coostura é um projeto que conecta, ajuda e facilita a comunicação entre costureiras autônomas e faccionistas da indústria. O projeto nunca teve uma equipe e é inteiramente administrado por Andreyna, no entanto, ela ressalta que teve ajuda dos professores, família e namorado durante o início. 

Cursos e especializações

A Feira de Inovação do Vale Europeu aconteceu em novembro de 2023 e foi onde tudo começou para Andreyna e o Coostura. Para a moradora de Blumenau, ver sua ideia sendo reconhecida e premiada foi um grande incentivo. 

Além do prêmio em dinheiro, Andreyna recebeu mentoria com professores do Instituto Gene Blumenau e uma bolsa de estudos no Empretec, o maior curso de formação de empreendedores do mundo. Andreyna também recebeu o apoio do Programa Mulheres+Tec, que destina recursos para ampliar operações e melhorar a plataforma. 

“Vou investir no aprimoramento da segurança da plataforma e na expansão da base de costureiras e fornecedores com esse dinheiro”, relata. Além disso, a empreendedora quer fazer parcerias estratégicas com instituições para promover a capacitação das costureiras. 

O começo

Andreyna Santos, de 24 anos, foi inserida no mundo têxtil ainda criança, vendo sua mãe costureira faccionista trabalhar. “Minha mãe me criou sozinha e nossa renda vinha da costura. Por conta da profissão dela, despertei o interesse pela área da moda muito cedo”, lembra.

Aos 18 anos, Andreyna ingressou na faculdade de Moda, se formando em 2022. No ano seguinte, a moradora de Blumenau resolveu ingressar no mestrado em Administração, com a linha de pesquisa na inovação. E todos os seus estudos foram possíveis por conta das bolsas de estudo. 

“O estudo foi impactante e essencial na minha realidade do início ao fim. Se eu não tivesse abraçado todas as oportunidades que eu tive, eu não estaria aqui. Talvez a minha ideia não seria um negócio”, completa. 

O futuro

O plano inicial é expandir a atuação da Coostura para outras regiões do Brasil, aumentando a base de usuários da plataforma. Além disso, há planos para continuar desenvolvendo novas funcionalidades que atendam às necessidades tanto das costureiras quanto dos fornecedores. 

“Estamos focados em parcerias estratégicas que possam potencializar nosso impacto na indústria têxtil”, finaliza.

Leia também:
1. Polícia Civil de SC lança portal de adoção de animais resgatados e vítimas de maus-tratos
2. Atleta de Blumenau se consagra como melhor ginasta estadual em campeonato adulto em Florianópolis
3. Possível fim de atendimentos pelo SUS no Hospital Santa Isabel é motivo de discussão na Acib
4. Prefeito anuncia mudança na Secretaria de Trânsito e Transportes de Blumenau
5. Mulher é atropelada duas vezes em intervalo de 4 minutos em Blumenau


Veja agora mesmo!

Pedra afrodisíaca? Beto Baby conta sobre momentos engraçados da juventude para Sargento Junkes:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo