X
X

Buscar

Choppcicleta e Freudenwagen: grupos prometem trazer alegria para desfile

Enquanto o primeiro completa 11 anos de desfile, o segundo já está há duas décadas representando a festa

Faltando 14 dias para a festa mais alemã do Brasil, o especial A Alma da Oktoberfest apresenta dois grupos que prometem trazer mais alegria ao desfile. O primeiro, Freudenwagen, já integra a  abertura do evento há duas décadas. São 20 anos participando com a família e amigos deste momento tão esperado durante todo o ano.

Já a Choppcicleta traz este veículo irreverente e tão querido pelos blumenauenses. As duas bicicletas triplas já marcaram presença na Oktoberfest, na Fenarreco e na Festa Pomerana. São seis amigos pedalando na alegria da festa mais importante da cidade.

Freudenwagen

Conhecido como Carro dos Amigos, o Freudenwagen completa 20 anos desfilando na Oktoberfest neste ano. Ele nasceu da amizade dos integrantes, que se uniram para celebrar a alegria blumenauense e preservar as tradições germânicas através da música, dança e diversão

Tudo começou quando Luiz Carlos Kretzer Furtado decidiu após algumas cervejas comprar duas carretinhas. Ele soube de alguém que estava vendendo na região em que mora, na Itoupava Norte, e chegou em casa com os acessórios.

A esposa, ao encontrar o marido com duas carretinhas, indagou o que ele faria com “esse negócio”. Ele então prometeu que encontraria amigos para dividir as despesas e levar a família para desfilar na Oktober.

A música entoada pelos amigos nos desfiles pelos integrantes foi escrita em uma mesa de bar, com os amigos narrando as consequência deste “negócio” na história deles. As carretinhas já foram às ruas em outubro daquele ano.

No ano seguinte, Luiz percebeu que precisava ampliar. Passaram então a ter três carretinhas. Com o crescimento recorrente do grupo (e também do trabalho) Luiz ficou cansado e decidiu vender as carretinhas no final de 2014.

Os integrantes, percebendo que ele precisava de ajuda, colocaram em prática mais uma vez a letra da música, e se uniram para dividir as despesas e as atividades necessárias paa levar os carrinhos ao desfile.

As carretinhas vão sempre acompanhadas de flores naturais, uma das belezas de Blumenau, preservando a tradição e a originalidade do grupo.

Choppcicleta

As bicicletas do chope foram criadas criadas pelo blumenauense Jairo Hackbarth em 2008 para participar dos desfiles das festas típicas da região. Além da Oktoberfest, as Chopcicletas I e II desfilam também na Fenarreco e na Festa Pomerana

São 50 integrantes que participam dos desfiles e seis amigos ajudam a pilotar os brinquedos. Os veículos são equipados com som, luz e distribuem muito chope. Juntos, eles distribuem mais de 1,2 mil litros da bebidas nos cinco eventos.

Veja um vídeo do desfile do grupo, feito em 2014: