Churrasco, quentão e bolos: conheça quem está por trás da gastronomia da Festa do Divino, em Blumenau
Festa acontece neste sábado e domingo
Começou neste sábado, 18, a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, na Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau. Com início às 11h, famílias e pessoas da comunidade lotaram o espaço que oferece diversas opções gastronômicas como churrasco com acompanhamentos, galeto, quentão, tortas e bolos feitos e doados por voluntários.
A festa tem como objetivo continuar a celebração da vinda do Espírito Santo nos cinquenta dias depois da Páscoa. É esse espírito que move os voluntários, sendo que alguns participam da festa há quase 50 anos.
Esse é o caso de Helena Bertoldi que participa da festa há 46 anos. “Eu estou cuidando dos bolos e tortas atualmente, mas já participei de várias formas da festa. É muito bom estar presente e você se envolver de uma forma linda. Eu mesmo fiz seis tortas para a festa”, explica. Todas as tortas foram doadas ou feitas por voluntárias.
Já João de Oliveira Neto cuida do Galeto da festa há quase 20 anos. “Eu amo fazer isso, estar em comunidade e ajudar o próximo. Eu gosto de estar aqui e ver rostos conhecidos e novos chegando”, conta. O preparo começou na quinta-feira, 16, com toda a equipe.
Confira o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Na parte das sopas, o chefe de cozinha começa a preparação três dias antes do evento, escolhendo as melhores verduras e preparando os condimentos para a preparação da sopa na manhã de sábado e domingo.
A mesma coisa acontece com o churrasco que é temperado um dia antes para que o tempero fique ainda melhor. A equipe, de 22 voluntários, começou o preparo na quinta-feira, 16. “Trabalhamos aqui com muito carinho para trazer o melhor para a comunidade, fazemos de coração”, relata o responsável.
Vejas as fotos:
Confira a programação completa da Festa do Divino
Leia os destaques da semana:
1. GALERIA – Bombeiros de Santa Catarina já resgataram mais de 3,5 mil vítimas no Rio Grande do Sul
2. “Hotel pra cachorro”: cresce número de hospedagens e creches para pets em Blumenau
3. Falando de umbanda e numerologia, morador de Blumenau conquista mais de 300 mil seguidores nas redes sociais
4. Por que a Mitsubishi Electric escolheu Blumenau para abrir primeiro escritório fora de São Paulo
5. Renal Vida faz primeira hemodiálise em paciente bebê em Blumenau
Veja agora mesmo!
Construída pela comunidade, Sociedade 1º de Janeiro busca conservar tradições: