Chuva no Médio Vale: Ascurra contabiliza mais de 230 desalojados e 4,5 mil pessoas afetadas
Cidade foi uma das mais atingidas pela chuva de terça-feira
O município de Ascurra foi um dos mais atingidos pelas fortes chuvas de terça-feira, 17, com registros superiores a 200 milímetros em pouco mais de 2h. Diversas ruas da cidade foram inundadas com a enxurrada, invadindo casas, comércios e indústrias. Na atualização deste sábado, 21, já estão contabilizadas 230 pessoas desalojadas e mais de 4,5 mil habitantes impactados direta ou indiretamente pelo evento climático.
Desalojados
Até o momento, 70 famílias foram cadastradas pela Assistência Social do município e já estão recebendo os primeiros auxílios. Foram entregues kits emergenciais que contam com cesta básica, produtos de limpeza e de higiene pessoal. Na próxima semana, inicia a entrega de colchões e roupas de cama.
Todos os atingidos devem se cadastrar no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). De acordo com a prefeitura, este cadastro é fundamental para as pessoas serem beneficiadas pelas políticas públicas para impactados por desastres naturais.
O cadastro é feito pessoalmente no Cras, com documento original com foto e comprovante de residência. Os profissionais da pasta estão trabalhando neste cadastro na sede do Cras, localizado na Rua Dom Bosco, 196, no Centro, ao lado da CDL de Ascurra.
Doações
A Central de Doações recebe todos os donativos na Sociedade 7 de Setembro. Lá é realizada a triagem do material e o encaminhamento para as famílias atingidas através do cadastro da assistência social.
Estão sendo aceitos alimentos não perecíveis, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, colchões, roupas de cama e banho, móveis e eletrodomésticos.
O Cras e a Central de Doações funcionam neste sábado até às 15h.
Deslizamentos e interdições
Durante a semana, os engenheiros da prefeitura estiveram vistoriando locais de deslizamentos de terra. A ação contou com o auxílio da equipe da Defesa Civil de Gaspar, com geólogo e com drone para monitoramento de áreas.
Em toda a cidade, aproximadamente 100 pontos de deslizamentos foram registrados com residências em risco.
Todos os acessos para as comunidades do interior já estão liberados. Existe uma proibição do trânsito de caminhões pela rua Indaial, no bairro Ilse, pela situação da ponte na divisa entre Ascurra e Indaial. Conforme a prefeitura, o local receberá uma nova ponte com a obra de pavimentação desta ligação, que já está acontecendo.
Existe, também, uma interdição na travessa Zonta, um acesso para o centro da cidade que registrou queda do muro de contenção e deslizamento de encosta para dentro do ribeirão.
O trabalho de limpeza da cidade segue acontecendo, com equipes da Prefeitura de Ascurra e também ajuda de outros municípios, através da Lei de Ajuda Mútua, da AMVE. Ascurra recebeu apoio das Prefeituras de Timbó, Pomerode, Doutor Pedrinho, Indaial, Ibirama, Benedito Novo e dos Bombeiros Voluntários da União de Indaial, além da corporação de Ascurra.
Confira imagens
– Assista agora:
Conheça os pratos típicos e mais pedidos da Festa Pomerana, em Pomerode