X
X

Buscar

Chuva provoca alagamentos em cidades do Vale e litoral nesta quinta-feira

Novo aviso meteorológico prevê chuvas moderadas a fortes até o início da noite

A previsão de temporais localizados da Epagri/Ciram se confirmou e na manhã desta quinta-feira, 24, as fortes chuvas atingiram, principalmente, a Grande Florianópolis. Há diversos pontos de alagamentos em cidades como São José, Nova Trento, Brusque, Itajaí e São João Batista (confira a galeria acima).

Uma adolescente de 12 anos morreu em São José após o desabamento do muro de uma casa.

A passagem de uma frente fria pelo litoral catarinense deixa a região em estado de alerta. Um novo aviso meteorológico da Epagri/Ciram emitido no final da manhã desta quinta prevê que a chuva moderada a forte em alguns momentos deve persistir durante esta tarde até as 20h.

No litoral, sobretudo o norte e na Grande Florianópolis, pode chover em torno de 15 a 40 milímetros por hora. A maré mais alta à tarde (0,8 metros em Florianópolis às 16h36) pode dificultar o escoamento da água.

Em Blumenau, há chances de chuvas mais fortes durante à tarde, principalmente na região norte da cidade. Porém, segundo a meteorologista Taciana Weber, do AlertaBlu, nada comparado à intensidade registrada no litoral. Confira a previsão para esta quinta e sexta-feira em Blumenau clicando aqui.

Itajaí

Em Itajaí, foram 90 milímetros de chuva em duas horas. A Centro foi o bairro menos afetado, mas o alagamento atingiu praticamente todas as vias. Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Carmo Dias, as equipes continuam nas ruas para ajudar a população. Apesar do transtorno, ninguém ficou desabrigado e os três deslizamentos de terra registrados não foram significativos.

Nova Trento

Eduardo Fabris da Silva, coordenador da Defesa Civil de Nova Trento, afirma que o órgão ainda está realizando o levantamento dos estragos. Mas houve alagamentos nos bairros Centro, Besenello e Trinta Réis.

No Trinta Réis, ruas chegaram a ficar completamente fechadas por causa da água. A prefeitura se concentra na limpeza das vias e das bocas de lobo. A Defesa Civil continua em alerta devido à previsão de mais chuvas para este dia.

São João Batista

Foram registrados alagamentos nos bairros Carmelo, Centro, Jardim São Paulo, Tajuba II e Timbezinho. Houve também queda de uma árvore, que foi atingida por um raio na Ribanceira do Sul e de um muro no Timbezinho.

A Defesa Civil e a Secretaria de Infraestrutura, com o apoio do Corpo de Bombeiros, estão atuando para tentar minimizar os problemas.

SC-108 em meia pista
A Defesa Civil de São João Batista publicou alerta aos motoristas que trafegam pela rodovia SC-108, que liga São João Batista a Major Gercino. O trânsito está em meia pista na curva de Santo Antônio, devido a deslizamento e alagamento.

Um pouco a frente, na Colônia Nova Itália, o asfalto ficou com rachadura em trecho conhecido como Morro da Grama. A Defesa Civil e a Secretaria de Infraestrutura, com o apoio do Corpo de Bombeiros, estão atuando para tentar minimizar os problemas.

Brusque

O monitoramento da Defesa Civil de Brusque mostra que tem chovido bastante em três bairros na manhã desta quinta. De acordo com os dados das 11h, o local mais afetado era o bairro Limeira Alta, onde choveu 53 milímetros nas últimas 24 horas.

No Cedro Alto, o volume acumulado nas últimas 24 horas é de 42 milímetros. No bairro Zantão, o volume foi semelhante.

Há relatos de pontos de alagamento no Zantão. No entanto, o diretor da Defesa Civil do município, Carlos Alexandre Reis, afirma que não existem chamados feitos ao telefone 199 até o momento.

A prefeitura informa que no bairro Águas Claras, na rua Santa Cruz, há dois pontos de alagamento, próximo ao mercado Carol. Devido à água na pista, o trânsito no local está lento.

A previsão do tempo para Brusque nesta quinta é de pancadas de chuvas, por isso a Defesa Civil está em alerta e irá monitorar a situação ao longo do dia.