Chuva em Santa Catarina atinge pico de 300 milímetros em três dias
Municípios do norte e do litoral estão entre os mais prejudicados
As chuvas registradas em Santa Catarina no fim de semana causaram estragos em diversos municípios catarinenses. Houve deslizamentos, alagamentos, inundações e quedas de árvores. Araquari, no norte, registrou o maior volume de chuva: 312 milímetros em apenas três dias.
As prefeituras de Araquari, Barra Velha, Balneário Barra do Sul, Penha, Porto Belo, Navegantes e Balneário Piçarras decretaram situação de emergência. A Defesa Civil do Estado ainda aguarda o envio da documentação para análise.
Há risco de deslizamentos de terra, especialmente no Litoral Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Ao todo são 97 pessoas desabrigadas e 62 famílias desalojadas.
Conforme o relatório mais recente da Defesa Civil, os municípios mais afetados foram Guaramirim, Joinville, Porto Belo, Garuva, São Francisco do Sul, Itapoá, Balneário Barra do Sul, Penha, Araquari, Barra Velha, Grão Pará, Balneário Piçarras, Armazém, Florianópolis e São José.
Desalojados/desabrigados
Araquari : 37 pessoas em abrigos
Guaramirim: 12 famílias desalojados
Barra Velha: 60 pessoas em abrigos /IAH 30 colchões, 30 Acomodações e 60 kits de higiene.
Demais municípios: em levantamento
Condições das rodovias
A SC-108 no trecho entre Guaramirim e Blumenau, entre os KM 34 e 35 KM, está totalmente bloqueada em função de uma queda de barreira e de parte da pista. Há um desvio provisório no local, por estrada de chão, limitado para carros de passeio. Veículos pesados não estão passando no local.
A SC-390, na Serra do Rio do Rastro, está com acesso parcialmente bloqueado, para veículos pesados acima de 6 toneladas. O trecho afetado fica entre Bom Jardim da Serra e Lauro Müller.
Aulas suspensas
As aulas foram suspensas em Araquari, Guaramirim, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul e Barra Velha.
Volume de chuva