X
X

Buscar

Chuvas em Blumenau: Defesa Civil detalha situação do rio, previsão para próximas horas e ocorrências registradas

Blumenau registrou três ocorrências de deslizamento devido às chuvas

A Defesa Civil de Blumenau atualizou a situação das chuvas que atingem o município nesta semana. Foram detalhadas a quantidade de ocorrências atendidas, o nível do rio Itajaí-Açu e as orientações à população.

Volume de chuva

O acumulado de chuva na cidade, registrado de segunda-feira, 10, até às 6h desta quarta-feira, 12, foi de 76,9 milímetros. Segundo a Defesa Civil, a chuva está perdendo a intensidade e quinta-feira, 13, é o último dia que pode haver registro de chuva.

Nível do rio

O rio Itajaí-Açu chegou a 5,59 metros na medição feita às 10h desta quarta-feira, 12. Nas últimas 12h, o nível subiu pouco mais de 3 metros e está em estado de atenção. Caso passe dos 6 metros, ele entra em estado de alerta.

No entanto, a Defesa Civil afirma que o rio não é uma preocupação, pois a tendência é que a chuva fique em uma condição de “chuvisco” e, sendo assim, não há risco de enchente. A previsão é que fique em torno de 6 metros.

Leia também: Rio Itajaí-Açu em Blumenau se aproxima de nível de alerta, mas não preocupa, diz Defesa Civil

Deslizamentos

No momento, a atenção no município por parte da Defesa Civil é em relação aos possíveis deslizamentos de terra, pois, segundo o órgão, o solo já está bastante encharcado. Nas últimas horas, foram atendidas três ocorrências, sendo todas de deslizamentos de terra.

Nenhuma ocorrência foi grave. A situação mais específica ocorreu na rua Alfredo Strehlau, no bairro Velha. No local, houve fiação elétrica danificada, porém, conforme a Defesa Civil, a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), já está no local para resolver o caso.

Orientações da Defesa Civil

O secretário municipal de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina, alerta para os riscos de deslizamentos na cidade, em virtude da saturação do solo, uma vez que a terra está bastante encharcada por conta da chuva que ocorre desde o domingo, 9.

Por isso, a comunidade deve ficar atenta, sobretudo aqueles que residem próximo a encostas, para qualquer movimentação de solo ou rachaduras, que podem desencadear alguma ocorrência.

Como entrar em contato

Em caso de ocorrência, a população pode ligar para 199, da Defesa Civil, ou para o Corpo de Bombeiros, no 193.

Para receber alertas da Defesa Civil, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o número do CEP da rua em que mora para o número 40199.


Assista agora mesmo!

Patê de camarão com carpaccio de salmão defumado para surpreender as visitas: