X
X

Buscar

Ciclone pode provocar ondas gigantes no Litoral catarinense

Comunicado partiu do meteorologista Leandro Puchalski

Um começo de maio que requer atenção especial dos catarinenses no que se refere às condições adversas do tempo com potencial à formação de um ciclone. Tem previsão de chuva extremamente volumosa direcionada ao estado, valendo para esta primeira metade da semana.

Parte desses acumulados previstos já vêm sendo registrados nesta segunda-feira, 2, em cidades da região do Planalto Sul. Em São Joaquim, por exemplo, há estações do município que já assinalaram valores acima de 100 mm em poucas horas.

Ciclone em formação

Porém, a situação de atenção descrita acima não se limita apenas à projeção de excesso de precipitação. Paralelo a isso, há um alerta informando a costa catarinense para a possibilidade de ondas gigantes entre esta segunda e a quarta-feira.

O comunicado partiu do meteorologista Leandro Puchalski, que prevê mar agitado com ondas que podem alcançar os três metros de altura entre o litoral da Grande Florianópolis e o Sul, sendo o trecho que requer maior cautela.

“O processo de formação de um ciclone entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul também vai interferir em ondas gigantes no litoral catarinense. Principalmente da Grande Florianópolis ao Litoral Sul do estado”, explica Puchalski.

“A expectativa é para que alcance já dois metros ao final desta segunda-feira. Mas, ao longo da terça até a quarta-feira de manhã, tem previsão de ondas podendo chegar aos três metros em algumas praias”, comenta.

Portanto, muitas atenção na questão da navegação: barcos pequenos, quem puder tirar do mar é importante”, conclui o especialista.

Vídeo

Confira no vídeo exposto a seguir, a íntegra do alerta divulgado por Puchalski.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube