Ciclone que passa por Santa Catarina pode evoluir para tempestade
Rajadas de vento podem chegar a 100 km/h
A formação de um ciclone subtropical na noite desta segunda-feira, 16, entre a costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, tem potencial para evoluir para uma tempestade subtropical no decorrer desta terça-feira, 17, conforme nota oficial da Marinha do Brasil.
Até a noite de quarta-feira, 18, o sistema pode se intensificar e ganhar características de tempestade tropical, com ventos sustentados de 75 km/h.
Ventos
Em Santa Catarina, a previsão é que os ventos intensos e persistentes comecem a ganhar força na tarde de terça-feira, especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral catarinense.
Entre a noite de terça e a manhã de quarta podem atingir rajadas de vento acima de 100 km/h nos pontos mais altos da Serra e entre 60 e 90 km/h nos Planaltos e Litoral.
Além disso, o ciclone favorece a condição de mar agitado a grosso e traz risco para ressaca e alagamentos costeiros em todo litoral catarinense. Esta condição ainda deve ser agravada pela combinação da maré de sizígia, provocada pela lua cheia.
Blumenau
A passagem do ciclone próximo ao litoral de SC favorece aumento na velocidade do vento sobre a região de Blumenau.
O vento sopra de forma persistente e com velocidade média entre 30 e 40 km/h, com rajadas que podem alcançar em alguns momentos velocidades entre 50 e 70 km/h. Ao final da quarta-feira, a medida que o ciclone se afasta para alto mar, gradativamente, a velocidade do vento diminui sobre a região.
Além disso, pelo continente uma massa de ar seco e frio deixa o tempo firme com menor presença de nebulosidade, condição que favorece o declínio acentuado da temperatura na manhã desta terça-feira, com temperatura mínima que varia 11°C e 13°C.
Já entre a noite da terça-feira e início da quarta-feira, apesar da temperatura não ficar tão baixa em relação ao dia anterior com mínima oscilando entre 13 e 15°C, por conta do vento persistente, a sensação de frio mais intenso permanece.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube