Ciclone subtropical em alto-mar afetará SC? O que diz meteorologista
Sistema teve sua formação detectada na sexta-feira, na costa da região Sudeste
A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), divulgou uma atualização na sexta-feira, 16, sobre um ciclone subtropical que se formou na costa do país.
Segundo a nota, esse sistema, inicialmente posicionado em alto-mar, aproximadamente a 270 km a sudeste da cidade de Arraial do Cabo-RJ, está se movendo em direção ao sul, dentro do oceano.
Esta notícia, então, rapidamente se espalhou pelas redes sociais, sendo compartilhada em grande escala, o que despertou curiosidade e ansiedade entre os moradores de Blumenau e região.
O principal objetivo de todos é entender se o ciclone terá algum impacto em Santa Catarina ao longo deste sábado, 17, domingo, 18, e decorrer da próxima semana.
Para abordar este assunto, consultamos o meteorologista Piter Scheuer, que gentilmente compartilhou conosco seus conhecimentos sobre o tema.
Confira atentamente a nota emitida pelo profissional a seguir.
Ciclone e seus impactos; onde?
*Boletim: Piter Scheuer >>
Estamos emitindo este boletim com o intuito de trazer tranquilidade aos catarinenses em relação aos efeitos do ciclone subtropical que se formou na costa do Brasil.
O estado não deve ser impactado pelo sistema, tanto neste sábado quanto ao longo da próxima semana. Ele tende a permanecer em alto-mar, deslocando-se em direção ao sul dentro do oceano, mas afastado do continente.
Os dados atualizados na manhã deste sábado indicam que apenas as áreas mar adentro devem ser afetadas por fortes ventos e/ou condições meteorológicas adversas.
Por outro lado, tanto as cidades do litoral catarinense quanto as áreas em direção ao interior do estado, não devem sofrer impactos (do ciclone).
Ciclone sob monitoramento
Essas informações são baseadas em dados atuais, e continuaremos monitorando a evolução e a progressão do ciclone.
A se confirmarem os prognósticos, o sistema deve permanecer em alto-mar ao longo dos próximos dias, pelo menos até quinta ou sexta-feira, quando então começará a se dissipar
Até lá, seguiremos atentos para eventuais alterações nesse cenário. Mas, por enquanto, é o que temos para informar.
Alerta, quando necessário
É importante ressaltar que nossa prática se concentra na emissão de alertas apenas em situações de extrema necessidade, garantindo que a utilização dessa palavra seja reservada para momentos verdadeiramente críticos.
Neste caso específico do ciclone subtropical, é importante que todos tenham em mente que, caso notemos qualquer alteração que possa representar algum tipo de risco para os catarinenses, seremos os primeiros a emitir um alerta.
No entanto, por enquanto, a situação não demanda alarmismo no estado.
Fim de semana sem ciclone em Blumenau
Para concluir este boletim, vamos apresentar a previsão do tempo para Blumenau e outras cidades do Vale do Itajaí neste fim de semana.
O risco de chuva, inclusive com possíveis trovoadas, está previsto para este sábado e domingo, sem relação com o ciclone subtropical.
É importante destacar que as aberturas de sol não estão descartadas; no entanto, para aqueles que planejam atividades ao ar livre de média ou longa duração, é aconselhável ficar atento para evitar contratempos.
No domingo, o risco de precipitação é ainda maior do que neste sábado.
Quanto às temperaturas, os termômetros devem apresentar um ligeiro aumento em relação aos últimos dois dias.
As temperaturas máximas podem chegar perto dos 30°C, oscilando principalmente entre 26 e 29°C.
*Com informações do meteorologista Piter Scheuer
Leia os destaques da semana:
1. Ex-servidora do Samae de Blumenau responsável por pagamentos é investigada por desvios e adulteração de documentos
2. BCX 2024: saiba mais sobre o evento em Blumenau e como comprar os ingressos
3. “Energia forte”: Iuri K planeja grande show em Blumenau e gravação de mini documentário
4. Quem é Mayara Vicentainer, atleta de Blumenau que disputa vaga nas Olimpíadas de 2024
5. Polícia Rodoviária Federal registra aumento no número de acidentes e mortes durante o ferido de Carnaval em SC
Assista agora mesmo!
Gestores e possível técnico do Metrô falam sobre desafio do ano: