Quem empreende sabe que um dos maiores inimigos de todo negócio são os processos trabalhistas. Calcula-se que o prejuízo médio das empresas por ações trabalhistas é de R$ 90 mil cada. Mas você sabia que muitos desses problemas são gerados por equívocos causados pela própria contabilidade?

Os sócios, Artur e Fernanda

 

Fernanda Carolina Dalbosco Fuentefria
A especialista da Dalbosco Fuentefria Contabilidade & Finanças enumerou os cinco principais equívocos que podem render processos:
1Aviso prévio: o cálculo proporcional e as diversas atualizações na legislação muitas vezes passam despercebidos pelas contabilidades, fazendo com que o pagamento seja repassado ao funcionário forma incorreta.
2Verbas rescisórias: assim como no caso do aviso prévio, é um cálculo delicado e que pode facilmente ser feito indevidamente. Muitas contabilidades também estão alheias a acordos coletivos das categorias.
3Intervalos intrajornada: a pausa para lanche ou almoço é um direito que deve ser respeitado. A partir de seis horas, o funcionário tem direito a 15 minutos de pausa após quatro horas trabalhadas. Já em jornadas de oito horas, a pausa deve ter entre 30 minutos e duas horas.
4Estabilidade: seja por idade, gravidez ou outra questão, muitos funcionários têm direito ao benefício. Porém, muitas vezes a contabilidade não está atualizada das convenções coletivas e erra o cálculo. Sem contar que as constantes alterações nos tributos, por menores que sejam, podem fazer com que haja uma diferença grande nas folhas de pagamento.
5Benefícios por incapacidade: muitos trabalhadores são desamparados pela empresa que trabalham e pela contabilidade que a representa. Eles precisam ser instruídos, além de ter um ambiente de trabalho que previna novos problemas.
“Em Blumenau, calculamos que 40 mil pessoas usufruam de auxílio-doença. Por ser uma região industrial, muitas pessoas começam a trabalhar cedo em serviços braçais, então vivemos uma epidemia de problemas ortopédicos. Em seguida vem a doença psiquiátrica, que muitas vezes está interligada ao fato de a pessoa não poder trabalhar. Sem saber lidar com o trabalhador afastado, muitas empresas podem sofrer processos”, ressalta Fernanda.
Como a legislação trabalhista está em constante transformação, é importante trabalhar com uma contabilidade que esteja não apenas atualizada, mas que saiba interpretar as leis. Até mesmo coisas que parecem pequenas, como anúncios de emprego, podem gerar processos trabalhistas.
“Um exemplo que vemos na maioria dos anúncios é discriminação de funcionários. Exigindo que eles sejam de um gênero, idade ou morem em uma região específica. Caso isso seja denunciado à fiscalização, o estabelecimento pode ser multado”, alerta a advogada.
O escritório fica na rua XV de Novembro, 1466
Contabilidade com experiência

 

Percebendo a necessidade de unir as experiências e conhecimentos dos contadores, advogados e administradores, os sócios Artur Fuentefria e Fernanda Carolina Dalbosco Fuentefria decidiram abrir uma empresa interdisciplinar que combinasse profissionais das três áreas.
Artur Fuentefria
Artur possui mestrado em Administração e Contabilidade, com experiência como professor universitário e com publicação de livros sobre análise financeira e de balanço. Em seus 30 anos assessorando empresas como diretor financeiro, incluindo um período como executivo na Água Mineral Imperatriz, ele percebeu que havia falta de interdisciplinaridade no mercado contábil.
“As empresas não costumam ter conhecimento da legislação trabalhista, que está sempre se atualizando. Por isso, os gestores tomam decisões sem embasamento jurídico. A segunda questão é a falta de ações preventivas que evitem que o trabalhador acione o poder judiciário, que é a melhor forma de reduzir o prejuízo com passivo trabalhista”, explica Artur.

Juntando-se à esposa e advogada Fernanda, que possui experiência em direito previdenciário e do trabalho, eles fundaram a Dalbosco Fuentefria Contabilidade e Finanças.Dessa forma, os clientes podem contar com apoio financeiro, jurídico e contábil.

 

Dalbosco Fuentefria

Endereço: rua XV de Novembro, 1.466, Centro – Blumenau (sala 9)

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h