X
X

Buscar

Cinco pessoas são condenadas por integrar facção criminosa em Blumenau

Entre os condenados há dois advogados

Cinco pessoas foram condenadas em Blumenau por integrar uma facção criminosa catarinense que agia dentro e fora do sistema prisional. A sentença foi proferida nesta quarta-feira, 11, pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Blumenau.

Entre os condenados, dois são advogados. Conforme narrado na denúncia do Ministério Público, eles valiam-se das prerrogativas da função para atender aos interesses da facção, inclusive repassando ordens de membros da cúpula, que estavam presos, para os integrantes da organização criminosa fora das unidades prisionais.

O processo é um desdobramento de uma operação da Polícia Civil ocorrida no ano de 2013. A ação policial visava coibir a prática de atentados que aconteciam em todo o Estado na época. Os ataques, entre eles incêndios de ônibus e disparos de armas de fogo contra prédios de órgãos públicos, eram ordenadas por presos da facção catarinense.

A ação penal tramita em segredo de justiça e da sentença cabe recurso ao TJSC. O Tribunal não informou a pena aplicada. Segundo as investigações, eles cometiam crimes como homicídios, roubos, tráfico de drogas, furtos, porte e posse de armas e dano ao patrimônio público.