Cobra jararaca de 1,30 metros é capturada em Jaraguá do Sul
Serpente deve ser solta numa área de preservação ambiental
Os biólogos da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), receberam no final de semana do dia 24 de outubro, uma enorme cobra jararaca com tamanho de 1,30 metros.
Segundo informa o site da rádio local, Jaraguá 101,3 FM, a serpente foi capturada na área urbana de Jaraguá do Sul, no Nordeste catarinense, pelos bombeiros voluntários.
A cobra, da espécie Bothrops, foi localizada em uma residência no bairro Jaraguá Esquerdo, próximo ao estádio do Juventus.
Segundo o biólogo da Fujama, Gilberto Ademar Duwe, a serpente impressiona pelo tamanho, acima da média para sua espécie:
“Medimos o animal e ele tem 1,30 metros. A maior jararaca capturada aqui no município desde 2017”, explica Duwe.
“Devido à sua periculosidade, a cobra deverá ser solta numa área de preservação ambiental, bem distante da parte urbana jaraguaense, num lugar que não ofereça risco para as pessoas e também para o próprio animal”, destaca.
Cobra jararaca albina
Dias antes uma outra jararaca, essa albina, foi encontrada no portão de uma casa também no bairro Jaraguá Esquerdo, em Jaraguá do Sul. A cobra rara de um metro foi capturada na manhã do sábado, 16.
O biólogo da Fujama), Christian Raboch, demonstrou sua surpresa em ver esse animal pouco comum no município. “Além da raridade de nascer um animal com essa anomalia genética, mais estranho ainda é conseguir sobreviver e se desenvolver”, comentou.
Christian falou que esse tipo de coloração presente nessas jararacas ajuda na caça, já que acabam se camuflando com o ambiente.
A cobra foi encaminhada para a Fujama e então será feito o contato com o Butantan. Isso, para ver se há o interesse por parte do Instituto em fazer uma nota científica sobre a jararaca.
Com informações: Jaraguá 101,3 FM