Colapso: médica desabafa sobre redução da ala de crianças com câncer em hospital de Blumenau
Especialista em oncologia pediátrica emitiu ofício fazendo apelo às autoridades
No intuito de ampliar o atendimento de pessoas internadas com a Covid-19 em meio ao colapso do sistema de saúde, o Hospital Santo Antônio, de Blumenau, reduziu a ala de tratamento do câncer para crianças, internando também pacientes se recuperando de cirurgias e gestantes no local.
Devido a esta situação, a doutora Marcela Barros Sousa, coordenadora do Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital Santo Antônio, fez um desabafo nas redes sociais e também emitiu um ofício fazendo um apelo às autoridades.
Segundo informações de Marcela, desde o último fim de semana a medida foi tomada pelo hospital, o que tem afetado no tratamento de crianças com câncer. “Se não mudar algo nas próximas semanas, o tratamento das crianças com câncer, adultos com câncer e tantas outras doenças será ainda mais comprometido! Não temos leitos, logo não teremos anestésicos, monitores, respiradores para tratar as outras doenças”.
No ofício encaminhado para as secretarias Estadual e Municipal de Saúde, além da classe empresarial, a doutora Marcela afirma que é necessário considerar mais medidas restritivas para conter o avanço da pandemia.
Sobre este assunto, o Hospital Santo Antônio deverá divulgar uma nota oficial nas próximas horas.
Confira o desabafo na íntegra: