Quarenta e três toneladas de alimentos. Essa foi a quantidade arrecadada na gincana do Colégio Adventista, intitulada Mutirão de Natal. A quantidade expressiva foi mais que o dobro do que era esperado para este ano e arrecadada em apenas 30 dias.
A equipe verde foi a grande vencedora da ação neste ano, que teve cinco grupos formados pelos 1,6 mil alunos, pais e professores. Os alunos vencedores da gincana ganharam um passeio no Alles Park, em Pomerode.
Esse é o terceiro ano da campanha que em 2020 arrecadou 3 toneladas de alimentos, em 2021 conseguiu 19 toneladas e neste ano arrecadou 43,9 toneladas, sendo que a meta era de 20 toneladas. Neste ano também foram arrecadados 2199 litros de produtos de limpeza e higiene, além de 282 bolsas de sangue coletadas através da campanha de doação no Hemosc.
A diretora geral do colégio, Marilei Schlemper da Silva comenta que ficou emocionada com o resultado da gincana e elogiou os exemplos que os pais e professores estão dando por participar da ação. “É emocionante, algo que tira o fôlego da gente, ver o movimento dos pais carregando as coisas no braço, não tem preço e muitas famílias serão beneficiadas com essa campanha”,
“Como a doação de produtos de higiene e limpeza foi a primeira vez esse ano, a arrecadação superou todas as nossas expectativas. Em relação aos alimentos, sempre temos o desejo de conseguir superar o ano anterior. Colocamos um alvo de dez toneladas, na esperança de alcançar 20”, comenta o vice-diretor, Jobinho Santos.
“O mais bonito é que os pais, comunidade escolar, cumpriram o desejo de Jesus de ajudar quem precisa”, diz o vice-diretor.
Superando as expectativas
“A gente fala que aqui neste colégio os pais participam de um jeito que a gente não sonha nem imagina. Até sexta-feira, 2, nós tínhamos 16 toneladas, mas neste domingo, no drive-thru, que é o dia mais esperado pois a pontuação é maior, superou todas as nossas expectativas. Teve equipe que trouxe seis toneladas, teve equipe que veio de caminhão, foi incrível”, comemora o vice-diretor.
As doações serão destinadas para oito entidades do município e região. Devido ao grande volume de arrecadação, a direção também vai beneficiar São João Batista, um dos municípios mais afetados pelas fortes chuvas em Santa Catarina. O município será contemplado com 7 toneladas de alimentos. Outras 5 toneladas vão para a cidade de Benedito Novo, que também sofre com as chuvas.
Importância de ajudar o próximo
Belquior Casagrande de Souza e Josiane Ramos de Souza, pais do pequeno Gabriel Ramos de Souza, de 8 anos, contam que conversaram diversas vezes com o filho sobre a importância do trabalho realizado na gincana e que independentemente do resultado, o importante era ajudar o próximo.
“Envolvemos todos ao nosso redor, amigos, comércio e condomínio. Independente de qual equipe vencer, o grande vencedor é a solidariedade”, explica. Ele elogia o engajamento dos participantes e a compaixão para ajudar quem precisa.
Raquel Leidens, que é mãe de Miguel Schmitz, participou pelo segundo ano do mutirão e aproveitou para elogiar a ação. “Nós vamos mobilizando a cidade, a empresa, o prédio, grupos no WhatsApp ou de amigos. Cada um traz um pouquinho e dá toneladas”, comemora.
Ela explica que os pais se empenharam em buscar doadores de sangue, muitos buscaram na própria empresa incentivando os funcionários. “O impacto na sociedade é gigante, não são poucas pessoas, pois são quase 1,6 mil alunos, mas parece que a gente mobiliza toda cidade com muito esforço e sem recurso, pois é tudo no boca a boca e nas redes sociais”.
Incentivando as crianças
A professora do contraturno, Aline Rautenberg Hutter comenta que essa foi a primeira campanha que participou na escola. Ela é mãe da Haniela e ficou empolgada com a ação. “É uma coisa interessante que as pessoas aprendem a dividir e compartilhar, perder e ganhar ou ficar no meio termo. Foi bem legal”.
A mãe da Lavínia Gonçalves, Aline Gonçalves, comenta que essa foi a segunda vez que ela participou da ação e garante que foi um sucesso. “Foi incrível o engajamento dos pais, a arrecadação, estamos muito felizes pois vamos ajudar muita gente. Neste ano as equipes se envolveram mais e os pais abraçaram a campanha”.
Andressa Carolina Zabel, mãe do pequeno Vitor, comenta que essa foi a primeira participação da gincana. Ela já havia participado de outras ações semelhantes na igreja, mas nunca viu tamanha arrecadação. “Foi arrecadado bastante coisa, superou as expectativas e vai dar para ajudar muitas pessoas. Temos que ajudar sempre, principalmente as pessoas carentes”, diz.
Palavras do prefeito
O prefeito Mário Hildebrandt prestigiou a cerimônia de encerramento da gincana, realizada neste domingo, 4, e afirmou que a ação mobiliza e envolve a comunidade escolar para criar corpo e unidade entre as equipes.
“Ao mesmo tempo faz com que os jovens e crianças possam olhar para uma das áreas de importante necessidade que é a área social. Com certeza esses recursos vão dar uma condição diferenciada para poder ampliar o atendimento da área social da nossa cidade. Nosso objetivo é fortalecer isso e a escola Adventista é nossa parceira antiga e nos deu essa oportunidade mais uma vez”, avalia.
Entidades beneficiadas
Casa de repouso Menino Jesus (idosos) – 1 tonelada
Casa de repouso Continuando a Vida (idosos) – 1 tonelada
Associação Assistencial Lar Betânia (crianças) – 1 tonelada
Fundação São Roque (crianças) – 1 tonelada
Associação Casa de Jairo (crianças)- 1 tonelada
Associação Edificando Vidas (dependentes químicos) – 1 tonelada
Centro Terapêutico Vida (dependentes químicos) – 1 tonelada
Associação Terapêutica Adventus (dependentes químicos) – 1 tonelada
Associação Beneficente Bom Samaritano (famílias) – 1,5 tonelada
Associação dos Veteranos do 23º Batalhão de Infantaria (famílias) – 1,5 tonelada
Ação Social Alles Park (famílias) – 1 tonelada
Semudes – (famílias e CRAS) 8 toneladas
ADRA – São João Batista (famílias) – 7 toneladas
ADRA – Benedito Novo (famílias) – 5 toneladas
ASA CAB (Blumenau) (famílias) – 9 toneladas
Colégio Adventista de Blumenau
Endereço: Rua São Paulo, 2325, Centro de Blumenau
Contato: (47) 3380-6250
Atendimento de segunda à sexta, das 7h às 18h30
Estacionamento próprio