Pelo terceiro ano seguido, o Colégio Adventista de Blumenau realiza o “Mutirão de Natal”, que funciona como uma gincana para os alunos e profissionais, e como um presente de fim de ano para diversas entidades da cidade.

A ação consiste em uma arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão doados para entidades e famílias de baixa renda de Blumenau. A arrecadação vai até o dia 4 de dezembro.

Mas como funciona?

O Mutirão de Natal envolve todos alunos, de todas as turmas, professores e comunidade escolar, porque também incentiva a participação dos responsáveis pelas crianças. São formadas cinco equipes, definidas por cores, e elas são responsáveis por arrecadar os alimentos e cumprir algumas metas.

“A gente faz com que seja divertido para as crianças, mas com o foco principal na solidariedade. Isso fica muito claro para todos que estão participando, mesmo sendo uma competição, o principal é todos conseguirem arrecadar e ajudar o próximo”, explica Darlan da Silva, pastor escolar do Colégio Adventista em Blumenau.

Além de todos envolvidos correrem atrás dos alimentos, vários pontos de coleta são espalhados pela cidade, entre mercados, comércios e repartições. A ideia de incluir os pais, é também que eles possam ajudar os filhos, buscando alimentos no trabalho e nas redes de amigos.

A iniciativa do Mutirão de Natal existe dentro da rede adventista desde 2014. Ela iniciou no Rio de Janeiro e já alcançou as unidades de toda a América do Sul. Historicamente, já foram arrecadados 150 mil toneladas de alimentos não perecíveis para entidades e famílias locais.

Em Blumenau, nos últimos dois anos, foram arrecadadas 25 toneladas. Para este ano a expectativa é ainda maior, de alcançar 10 toneladas – ou duas toneladas por equipe.

Entidades beneficiadas

São diversas entidades que serão beneficiadas com os alimentos não perecíveis. Algumas já estão cadastradas e participaram em outras oportunidades, e outras ainda estão sendo definidas.

O Colégio Adventista também está em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que atende abrigos, casas de passagem e famílias cadastradas nos CRAS. Essas famílias também serão beneficiadas.

“Nosso objetivo é ajudar o maior número de entidades e pessoas. Tem casas de recuperação para dependentes químicos, casas de idosos, de pessoas em vulnerabilidade social, enfim. Queremos um fim de ano mais feliz para todos”, explica o pastor Darlan.

A competição

Apesar de uma ação propositalmente de solidariedade, a competição em meio a isso também anima os alunos. Com o objetivo de cada equipe conseguir duas toneladas, elas buscam também a vitória na gincana.

Por isso existe uma pontuação a se buscar. Cada quilo de alimento perecível recolhido garante pontos. Além disso, outras atividades realizadas também dão pontos extras, como doação de sangue no Hemosc, por exemplo.

Segundo a diretoria, uma parceria com o Alles Park Pomerode deu um incentivo ainda maior. Todos os alunos da equipe vencedora receberão uma entrada gratuita para ir ao parque.

“Como a gente coloca sempre, o mais importante é a participação de todos e conseguir arrecadar o maior número de alimentos. Mas é bastante legal a gente incentivar e unir os alunos num propósito. Nossa expectativa tá muito alta para esse ano”, afirmou Pastor Darlan.

Drive Thru

Além de todo o mecanismo de arrecadação, com os alunos, professores, pais e amigos, o Colégio Adventista também realiza uma ação para envolver toda a cidade e quem estiver interessado em ajudar.

No domingo, dia 4 de dezembro, será realizado um drive-thru de doações. Os blumenauenses e moradores da região que quiserem ajudar podem levar os alimentos não perecíveis de carro até o estacionamento do Colégio Adventista e entregá-los. A ação será realizada das 14h às 17h.

Colégio Adventista de Blumenau

Endereço: Rua São Paulo, 2325, Centro de Blumenau
Contato: (47) 3380-6250
Atendimento de segunda à sexta, das 7h às 18h30
Estacionamento próprio