A segunda-feira, 6, foi o dia dos alunos retornarem ao Colégio Energia de Blumenau para um ano letivo com muito aprendizado e cheio de novidades.
Logo cedo, muitos pais aproveitaram o primeiro dia de aula para levar os pequenos ao colégio, e também conferir a nova estrutura da instituição, que agora oferece o Ensino Fundamental na sede localizada na rua Uruguai, no bairro Ponta Aguda.
Foi o caso de Marines dos Santos Furlan, mãe do pequeno Benjamin, que na segunda-feira iniciou sua trajetória no 4º ano do Ensino Fundamental. Ela decidiu matricular o filho no Colégio Energia após conhecer a proposta pedagógica da escola e pela reconhecida qualidade de ensino da instituição.
A proposta pedagógica também foi fator decisivo para a escolha de Felipe Cardoso, pai da pequena Emanuele, de 7 anos. Ele foi aluno do colégio durante o terceirão e por conhecer a estrutura do Energia, decidiu matricular a filha no Ensino Fundamental da instituição.
Professor de física no Ensino Médio do colégio, Jean Silva também optou por matricular o filho João Carlos no novo nível de ensino oferecido na escola.
“Estamos empolgados pois é um projeto novo. Eu conheço bem as pessoas envolvidas e tenho certeza de que o trabalho vai ser bem feito. Eu quero só ver a coisa rodar e o ano passar”, conta o pai com entusiasmo.
Olhar diferenciado
Conhecida pelos resultados de sucesso de entrada nas universidades, a escola agora atende no Ensino Fundamental com qualidade aprovada pela comunidade no Ensino Médio.
Luciano Aguiar Imhof, diretor e professor de biologia do Colégio Energia, destaca que a intenção de disponibilizar o Ensino Fundamental na escola surgiu durante a pandemia, quando a gestão percebeu a necessidade de fazer algo diferente para Blumenau.
“A partir de 2020 nós amadurecemos essa ideia. Surgiu o prédio, nós reformamos e conseguimos montar essa nova opção para o município de Blumenau e as famílias, que agora têm um colégio diferenciado, com um olhar individualizado para cada aluno”.
Para o Colégio Energia, cada aluno é único, por isso, todo o projeto de implantação do Ensino Fundamental na instituição seguiu essa diretriz. Desta forma, as habilidades e dificuldades são trabalhadas de maneira individual dentro do projeto pedagógico da instituição.
Rosemari Probst, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Energia em Blumenau e regional do Litoral, explica que a ampliação das atividades da escola na cidade segue uma proposta semelhante a das unidades de Itajaí e Balneário Camboriú, que já contam com o Ensino Fundamental há alguns anos.
“Aqui para Blumenau nós levamos em consideração muitos dados e evidências do Ensino Médio em relação aos resultados de aprendizagem e elaboramos uma proposta que começa a trabalhar a partir do Ensino Fundamental, para que os alunos cheguem no Ensino Médio ainda mais preparados”.
Reforma na antiga estrutura
A estrutura do Ensino Médio do Colégio Energia continua na rua 7 de Setembro e a intenção da direção é realizar algumas reformas no local. Em 2021, o espaço da cantina passou por melhorias.
A próxima etapa da obra será no pátio. A intenção é construir uma pequena quadra para os alunos realizarem as atividades físicas, além de dois jardins instagramáveis para os estudantes se divertirem e também ficarem mais próximos uns dos outros. A direção espera iniciar a reforma em março.
Ensino Fundamental
Endereço: rua Uruguai, 183, bairro Ponta Aguda, Blumenau
Horário de atendimento: das 7h às 18h
Contato: (47) 3322-0033
Diferenciais
Outro grande diferencial do Colégio Energia é o projeto bilíngue que contempla quatro aulas de inglês e uma de espanhol por semana, oportunizando o contato com um novo idioma para todos os alunos.
Além da implantação do Ensino Fundamental, que aumentou o número total de alunos atendidos pelo Energia, a demanda também cresceu no Ensino Médio. De acordo com Rose, a escola precisou dobrar o número de turmas, principalmente na 1ª série do Médio.
Outro ponto que Rose ressalta é a proposta do extensivo, destinada para os estudantes que vão prestar vestibular. Além disso, o terceiro ano do Ensino Médio realiza vários vestibulares simulados durante o ano, que são bonificados para estimular o aluno.
Importância da psicologia escolar
O Colégio Energia também conta com a psicóloga Cleia Floriani, que tem a função de ouvir e acolher os alunos que estão passando por algum problema que pode afetar o desempenho escolar, além de prestar orientação profissional e acompanhamento de estudos.
Uma das iniciativas da escola é o projeto Anjo, em que alunos proficientes em alguma área de ensino, se voluntariam para ajudar os estudantes que têm dificuldades nas matérias.
“Tem sido muito significativo para os alunos mais introvertidos, que às vezes tem um receio, ou ainda não conseguem colocar as suas dúvidas na sala de aula. Com o projeto Anjo, fica muito mais tranquilo, pois é um colega trabalhando com ele”, explica.
Ela comenta que o colégio é preparado para acolher todas as demandas que podem causar impactos na aprendizagem ou desempenho do estudante dentro da sala de aula. Cada aluno é atendido de forma personalizada, já que as dificuldades e receios são diferentes.
A psicóloga também orienta os alunos sobre as dúvidas com a faculdade e a futura profissão, ajudando a identificar as afinidades para que a escolha seja assertiva.
“Quando você descobre isso, o estudar não se torna um peso, se torna uma alegria. E o novo Ensino Médio vem também com essa proposta, para trabalhar projeto de vida. Não interessa mais ensinar só a matemática e o português, você tem que preparar esse ser para a vida, para o mundo”, afirma a profissional.