X
X

Buscar

Coleta de lixo e transporte coletivo estão garantidos até terça-feira, em Blumenau

Segundo Seterb e Samae, serviços dependem da chegada de combustível para continuar

Circulando com restrições de horários desde quinta-feira, 24, a situação do transporte coletivo de Blumenau depende de uma tentativa da prefeitura de buscar óleo diesel na base de distribuição em Itajaí. Para isso, o governo municipal dialoga com a Defesa Civil do estado para que o órgão ajude na negociação com a distribuidora. Se conseguir, o caminhão com o combustível virá escoltado por policiais.

O diesel servirá também para manter os serviços de coleta de lixo na cidade, que, assim como os ônibus, têm condição para operar apenas até esta terça-feira, 29:

“Quarta ainda é uma incógnita”, definiu o presidente do Seterb, Marcelo Althoff.

Althoff era um dos secretários que estava na reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 28, entre o colegiado municipal, vereadores, representantes empresariais e prefeito, no salão nobre da prefeitura.

“Nós precisamos de diesel e vamos atrás dele, mas não depende só de nós, depende da ajuda das forças de segurança também”, explicou o chefe do executivo, Mário Hildebrandt.

Definições sobre serviços essenciais 

Coleta de lixo
Até esta terça-feira, 29, ocorre normalmente. A equipe analisará como será o serviço na quarta-feira, 30.

Samae
O tratamento ocorre normalmente. Há produto químico suficiente para uma semana.

Transporte coletivo
Ocorre com interrupções de horários até terça-feira, 29. Para quarta-feira, 30, ainda não há confirmação. A prefeitura espera também uma definição do funcionamento da indústria e comércio durante o feriado (quinta e sexta-feira, 31 e 1º) para decidir sobre a circulação dos ônibus.

Educação municipal
As aulas na rede municipal ocorrem normalmente até quarta-feira, 30. Quinta e sexta-feira, 31 e 1º, devido ao feriado, não haverá expediente.

Saúde
Na terça-feira, dia 29, o atendimento dos AGs da Velha, Garcia, Fortaleza e Itoupava Central será realizado da mesma forma que esta segunda, dia 28, ou seja, até às 22h, duas horas a menos que o normal, já que o transporte coletivo vai operar neste dia até às 22h45. Os outros três AGs – Escola Agrícola, Badenfurt e Centro – atenderão a população em seus horários normais nos dois dias, ou seja, até às 21h.

Prejuízo na economia
Representantes da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e sindicato patronal das indústrias ainda não conseguem mensurar o prejuízo que a greve está trazendo às empresas:

“Ainda é cedo para avaliar, mas são milhões de reais. Hoje e amanhã começa a faltar insumos. Isso é uma perda para toda a sociedade”, lamenta o presidente da Acib, Avelino Lombardi.