Com 16 anos, cantora e compositora blumenauense lança primeira música autoral
Primeiro lançamento de Carol Jung se chama "wrong obsessions" e está disponível nas plataformas de streaming
A jovem cantora e compositora blumenauense Carol Jung, de apenas 16 anos, lançou sua primeira música autoral na última semana, dia 20. A canção se chama “wrong obsessions” e, de acordo com a artista, fala sobre se perder de si na tentativa de manter algo ou alguém que ama.
Em entrevista concedida ao jornal O Município Blumenau em fevereiro deste ano, Carol contou à reportagem que escrevia músicas e tinha muita vontade de lançá-las futuramente. Oito meses depois, a adolescente compartilha como se sente em ter realizado seu grande desejo.
“A sensação de satisfação é enorme. Estou extremamente grata por poder ter a oportunidade de concretizar isso. Eu sou apaixonada em escrever músicas, com certeza é minha coisa favorita e este é um momento muito marcante na minha vida.”
Ouça wrong obsessions
O lançamento está disponível nas plataformas de streaming Spotify, Amazon Music, Youtube Music, Deezer e Apple Music.
Sobre a canção
A compositora conta que a música trata de um sentimento que pode ser referente a várias situações, tanto amorosas, familiares, ou amizades. De acordo com ela, a letra fala sobre amar muito algo ou alguém, fazer de tudo para manter aquilo e, no fim, acabar se perdendo de si.
“É sobre aceitar o mínimo achando que está recebendo o máximo e a dificuldade de sair dessa situação”, explica Carol.
Segundo ela, wrong obsessions não é uma música para chorar, por mais sentimental que seja o significado da letra. “A música fala mais sobre reconhecer a situação de dependência, de amar demais algo que deveria ter amado menos, entender que o problema não é com você e aceitar que você fez de tudo para preservar alguma coisa”, aponta.
Ela diz que a canção provoca uma mistura de sensações, traz raiva, tristeza, aceitação e até mesmo alívio. Contudo, Carol prefere que as pessoas interpretem a música a partir de como se identificam com ela. “O que importa para mim, é que a minha composição possa tocá-las de alguma forma, como se pudessem ser acolhidas por um mesmo sentimento”, declara.
Processo de criação
Quanto ao processo de composição, afirma que é algo muito singular para ela. A escrita sempre inicia como uma forma de desabafo e, posteriormente, mesclando letra e sonoridade, se transforma em uma canção. “Eu deixo minhas sensações fluírem ao máximo”, diz.
Carol nunca tinha gravado uma música autoral em estúdio anteriormente e relata que a experiência foi muito interessante, no entanto, confessa que foi muito perfeccionista na produção. A jovem artista explica que sentia a necessidade de pensar sobre cada detalhe que era feito, guiada pelo intuito de que a música representasse fielmente o que desejava.
De acordo com a cantora, foram muitas idas ao estúdio e o processo foi um pouco demorado, porém, valeu a pena cada segundo. “É muito diferente estar no seu quarto só com um violão escrevendo algumas músicas em um caderninho do que estar em um estúdio. Lá as possibilidades de criação viram quase infinitas”, compartilha.
Trajetória da artista
Carol começou a estudar música com apenas quatro anos, o primeiro instrumento que aprendeu a tocar foi o violino, e desde então nunca parou de se dedicar. Aos oito, ela subiu no palco para cantar pela primeira vez.
Quando estudava violino, aprendeu muito sobre teoria musical e também a como ler partituras. Por volta dos 10 anos de idade, descobriu que a associação Pró-Família oferecia aulas gratuitas de violão e começou a frequentar o curso.
Com 13 anos, a cantora ganhou um teclado antigo do avô e começou a estudar o instrumento sozinha. Atualmente a artista toca guitarra, violão, bateria, baixo e ukulele, além da voz, que usa como instrumento principal.
A partir de 2021, ela começou a cantar em restaurantes de Blumenau e região. No dia 14 de fevereiro deste ano, Carol se aventurou durante uma viagem e conseguiu se apresentar em um bar em Nova York, nos Estados Unidos. A artista ainda está cursando o Ensino Médio, porém, quando finalizar, pretende se dedicar apenas à música.
Próximos passos
Após o primeiro lançamento, a cantora afirma que atualmente seu maior objetivo é disponibilizar mais músicas suas para o público ouvir. Ela revela ter várias composições prontas, que em breve lançará: “Agora é o momento de explorar possibilidades novas e continuar alcançando pessoas que se interessem pelo meu som”.
Carol costuma fazer apresentações em bares e restaurantes em Blumenau e região e sempre divulga sua agenda de shows nas redes sociais.
– Assista agora:
Veja os bastidores da escolha da realeza da 38ª Oktoberfest Blumenau