Com aumento diário, ocupação de leitos de UTI para Covid-19 chega a 62% em Blumenau

Secretário de Saúde alerta para que cidade evite colapso do sistema de saúde

A situação da estrutura da saúde de Blumenau voltada para a Covid-19 preocupa a cada dia. Não só os casos vêm aumentando de maneira veloz, mas também as ocupações em leitos de enfermaria e, principalmente, de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Mesmo com a implantação recente de mais 20 leitos de UTI específicos para pacientes com o novo coronavírus, atualmente a cidade de Blumenau conta com 39 pacientes fazendo ocupação de um total de 63 espaços – ou seja, 61,9%.

Destes 39 pacientes, 34 são de Blumenau e cinco são de municípios da região. Esta conta soma não apenas os casos confirmados de Covid-19, mas também aqueles sob suspeita, a espera do resultado do teste. São 25 pacientes confirmados e 14 em análise.

O secretário de Saúde de Blumenau, Winnetou Krambeck, falou em transmissão ao vivo na noite desta quinta-feira, 9, que é necessário ter um cuidado com este aumento de casos de pacientes hospitalizados para evitar um colapso do sistema de saúde. Os diretores de hospitais da cidade já encaminharam uma nota à prefeitura para que haja um controle maior tanto dos casos de Covid-19 quanto de pessoas politraumatizadas, que sofrem acidentes e, portanto, ocupam leitos de UTI.

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), afirmou ainda que se preocupa com cidades da região que já estão com seus leitos de UTI para Covid-19 completamente lotados. Além disso, outros hospitais de cidades vizinhas estão com dificuldades para manter suas estruturas. “Um exemplo é o Oase, de Timbó, que está com falta de medicamentos, e por isso não consegue deixar os leitos à disposição da população”.

Números desta quinta-feira

Nas últimas 24 horas, mais 158 testes deram positivo para Covid-19 em Blumenau. Com isso, a cidade chega ao número total de 3.630 infectados na série histórica. As informações foram divulgadas na noite desta quinta-feira, 9.

Deste total, contudo, 2.284 são considerados recuperados – ou seja, 63%. Entre os pacientes em recuperação, 1.291 estão em isolamento domiciliar, 22 estão internados em enfermarias da cidade e 18 estão internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Blumenau conta com 15 óbitos.

Confira os gráficos completos.


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você tem Telegram? O jornal tem um canal de informações lá. Clique aqui e participe.

 

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo