Tecnoblu/Divulgação

Blumenau, assim como outras cidades do Vale do Itajaí, faz parte da ala protagonista da indústria da moda brasileira através de suas grandes empresas. O destaque vem desde as fábricas de algodão e tecelagem e continua através das confecções e também marcas e varejo.

Dentro desse universo há em Blumenau a força da Tecnoblu, uma das principais empresas do Brasil na criação e fabricação de aviamentos personalizados que incorporaram a identidade da marca.

Com sede na Itoupava Central, a empresa cria milhares de propostas para as chamadas “ID’s”, que vão desde etiquetas tecidas, até tags, lacres, metais, etiquetas decorativas, cadarços, etiquetas cós, botões e rebites. São personalizações que agregam em muito o valor das peças no mercado.

Mesmo passando por uma pandemia – que já está no país há um ano e meio – a empresa continuou investindo e vem colhendo frutos em 2021. Neste ano, a empresa conquistou um crescimento no faturamento 20% maior que 2019, ano em que o mundo ainda não conhecia o coronavírus.

“Estamos seguindo a tendência do mercado. Nos últimos anos fizemos investimentos na ordem de R$ 30 milhões apenas em tecnologia e pessoas, para a construção de ideias, criação de projetos. Mesmo em meio a essa pandemia não paramos e, por isso, o crescimento”, destacou Cristiano Buerguer, CEO da Tecnoblu.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), no Brasil, apenas na cadeia têxtil e de confecção há um faturamento de R$185,7 bilhões até agosto de 2021. O setor emprega atualmente 1,5 milhão de pessoas diretamente e outros 8 milhões indiretamente.

No mundo, a indústria da moda se destaca como o segundo maior faturamento global no e-commerce, alcançando valores que ultrapassam R$ 2 trilhões anualmente. Em média, o mercado cresce 11,4% por ano em parâmetro mundial.

Integração da moda

Fundada em 1994, a empresa blumenauense nesses 27 anos tem como característica a evolução e a busca pela integração com o mundo da moda. Para Buerguer, a união entre todos os setores que englobam o segmento resulta em um crescimento mútuo.

“Quanto mais toda essa plataforma estiver conectada, mais sustentável e feliz será essa indústria. Consequentemente a nossa marca”, salientou.

Empresa realiza diversos evento para integração da cadeia de moda no país. Foto:Tais Urquizar/Divulgação

A Tecnoblu atende atualmente cerca de 1.500 marcas por todo o país, chegando a grandes marcas como Arezzo e outras incluídas no grupo Soma, até empresas com menos distribuição. Ao mesmo tempo, segue atuando na fomentação da cadeia da moda no estado e país.

“Dedicamos um percentual da companhia nestes projetos de integração. Assim como temos que investir nas nossas pessoas e empresa, precisamos investir e participar ativamente em projetos que vão ajudar todo ecossistema da moda”, disse o CEO da empresa blumenauense.

A TecnoBlu é co-fundadora da Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), que já existe há 17 anos e atua na integração entre indústria, varejo, academia, estudantes e comunidade. Além disso, também está presente nas diretorias de associações e sindicatos do setor, como a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) por exemplo, na qual já possui projetos em elaboração.

Relação com Blumenau

Além de sediada em Blumenau, a Tecnoblu está presente também fora do país, com parcerias na Argentina, China e Portugal. Mas mesmo com a expansão interestadual e internacional, a empresa prevalece focada na cidade natal.

“Tecnoblu vem de tecnologia de Blumenau. A gente tem uma relação de muito respeito, admiração e carinho com a região. Buscamos sempre estar presentes fora do país, mas muito mais como laboratório, sempre com foco em trazer para o Brasil”, concluiu.


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