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Com crescimento de 20% em 2021, blumenauense Tecnoblu se destaca no mercado da moda no Brasil

Empresa de Blumenau atua na fabricação de etiquetas, botões, tags, entre outros

Blumenau, assim como outras cidades do Vale do Itajaí, faz parte da ala protagonista da indústria da moda brasileira através de suas grandes empresas. O destaque vem desde as fábricas de algodão e tecelagem e continua através das confecções e também marcas e varejo.

Dentro desse universo há em Blumenau a força da Tecnoblu, uma das principais empresas do Brasil na criação e fabricação de aviamentos personalizados que incorporaram a identidade da marca.

Com sede na Itoupava Central, a empresa cria milhares de propostas para as chamadas “ID’s”, que vão desde etiquetas tecidas, até tags, lacres, metais, etiquetas decorativas, cadarços, etiquetas cós, botões e rebites. São personalizações que agregam em muito o valor das peças no mercado.

Mesmo passando por uma pandemia – que já está no país há um ano e meio – a empresa continuou investindo e vem colhendo frutos em 2021. Neste ano, a empresa conquistou um crescimento no faturamento 20% maior que 2019, ano em que o mundo ainda não conhecia o coronavírus.

“Estamos seguindo a tendência do mercado. Nos últimos anos fizemos investimentos na ordem de R$ 30 milhões apenas em tecnologia e pessoas, para a construção de ideias, criação de projetos. Mesmo em meio a essa pandemia não paramos e, por isso, o crescimento”, destacou Cristiano Buerguer, CEO da Tecnoblu.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), no Brasil, apenas na cadeia têxtil e de confecção há um faturamento de R$185,7 bilhões até agosto de 2021. O setor emprega atualmente 1,5 milhão de pessoas diretamente e outros 8 milhões indiretamente.

No mundo, a indústria da moda se destaca como o segundo maior faturamento global no e-commerce, alcançando valores que ultrapassam R$ 2 trilhões anualmente. Em média, o mercado cresce 11,4% por ano em parâmetro mundial.

Integração da moda

Fundada em 1994, a empresa blumenauense nesses 27 anos tem como característica a evolução e a busca pela integração com o mundo da moda. Para Buerguer, a união entre todos os setores que englobam o segmento resulta em um crescimento mútuo.

“Quanto mais toda essa plataforma estiver conectada, mais sustentável e feliz será essa indústria. Consequentemente a nossa marca”, salientou.

Empresa realiza diversos evento para integração da cadeia de moda no país. Foto:Tais Urquizar/Divulgação

A Tecnoblu atende atualmente cerca de 1.500 marcas por todo o país, chegando a grandes marcas como Arezzo e outras incluídas no grupo Soma, até empresas com menos distribuição. Ao mesmo tempo, segue atuando na fomentação da cadeia da moda no estado e país.

“Dedicamos um percentual da companhia nestes projetos de integração. Assim como temos que investir nas nossas pessoas e empresa, precisamos investir e participar ativamente em projetos que vão ajudar todo ecossistema da moda”, disse o CEO da empresa blumenauense.

A TecnoBlu é co-fundadora da Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), que já existe há 17 anos e atua na integração entre indústria, varejo, academia, estudantes e comunidade. Além disso, também está presente nas diretorias de associações e sindicatos do setor, como a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) por exemplo, na qual já possui projetos em elaboração.

Relação com Blumenau

Além de sediada em Blumenau, a Tecnoblu está presente também fora do país, com parcerias na Argentina, China e Portugal. Mas mesmo com a expansão interestadual e internacional, a empresa prevalece focada na cidade natal.

“Tecnoblu vem de tecnologia de Blumenau. A gente tem uma relação de muito respeito, admiração e carinho com a região. Buscamos sempre estar presentes fora do país, mas muito mais como laboratório, sempre com foco em trazer para o Brasil”, concluiu.


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