Passar pelo ensino médio com a vivência de universidade é uma experiência única. Em Blumenau isso é possível na Etevi, pois a escola conta com toda a estrutura disponível da Universidade Regional de Blumenau (FURB).
Os estudantes da Etevi possuem acesso a todo acervo de livros de uma das maiores bibliotecas do estado, com mais de 400 mil títulos, além de ter a disposição todos os laboratórios, complexo esportivo, aquático, tecnológico e de saúde. E mais, contam também com aulas de inglês e espanhol, reforço e acompanhamento psicológico e pedagógico.
Para 2021, a Etevi irá trabalhar com o sistema FURB Onlife, que disponibiliza ao estudante, sob supervisão dos responsáveis, participar da aula presencialmente na universidade ou de forma remota e ao vivo sem nenhum prejuízo.
“Nossa proposta com a Etevi é diferente das escolas tradicionais. A própria liberdade que o aluno tem, a forma de aprender. Ele vai frequentar a mesma estrutura que alunos da graduação. Biblioteca, cantina e tudo mais. Vai poder usufruir de toda estrutura física que a graduação possui. Salas de química, educação física, iniciação científica”, explica o Pró-Reitor de Ensino Médio e Profissionalizante, Romeu Hausmann.
Ele destaca ainda a possibilidade de projetos acadêmicos serem realizados por estudantes da Etevi em parceria com os universitários, dando assim, ainda mais vivência de universidade ao aluno do ensino médio, que em pouco tempo irá migrar para o ensino superior.
“Eles participam juntos de projetos de pesquisa. Então, o aluno já tem contato, já tem uma experiência do que é uma graduação, do que é pesquisa. Já começa a se identificar até com qual curso ele quer fazer. Tem contato com muita gente da graduação. Algo que as outras escolas não conseguem oferecer”, afirma Hausmann.
As matrículas para o ano letivo de 2021 estão abertas durante o mês de fevereiro. Elas podem ser feitas de forma on-line e sem taxa de inscrição, através do site da FURB. As vagas são para o primeiro, segundo e terceiro ano.
Para os pais preocupados com a pandemia de Covid-19, o diretor da Etevi, Manoel José Fonseca Rocha, explica que, assim como em 2020, a escola conseguiu cumprir o calendário escolar perfeitamente, pois usufrui da grande estrutura da FURB.
“No ano passado, conseguimos cumprir todos os decretos do estado e demos as aulas de forma remota. Não deixamos nenhuma pendência para 2021. As aulas presenciais foram suspensas em Santa Catarina no dia 17, mas no dia 23 já retomamos remotamente, e seguimos até o fim”, destacou Rocha.