X
X

Buscar

Com nota acima da média, Blumenau está entre 50 cidades mais transparentes do país

Na classificação estadual, município aparece na quarta colocação à frente de Joinville e Florianópolis

Blumenau está entre os 50 municípios mais transparentes do país. A avaliação foi divulgada nesta quarta-feira, 12, pela Controladoria-Geral da União (CGU). Na Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°, a cidade recebeu a nota 9,2 – numa escala de 0 a 10, acima da média nacional (6,5) e estadual (8,8).

No levantamento que levou em conta os 665 municípios brasileiros com população superior a 50 mil habitantes, Blumenau aparece na 44ª colocação geral e na 4ª posição em Santa Catarina, à frente de Joinville e Florianópolis.

Neste ano, a avaliação trouxe uma novidade em relação as três edições anteriores. Além da transparência passiva, que consiste na disponibilização de informações mediante pedidos, a avaliação acrescentou como critério a transparência ativa, quando o ente público divulga informações de maneira espontânea,  Atualmente, a prefeitura de Blumenau tem o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) e o Portal Transparência como pilares de transparência passiva e ativa, respectivamente.

Responsável pela área na prefeitura de Blumenau, o controlador-geral do Município, Rodrigo Jansen, avalia o resultado como extremamente positivo. “Estamos indo na direção correta e já iniciamos uma análise sobre os aspectos não atendidos para corrigi-los.”

O diretor de Sistemas e Inovação da Secretaria de Gestão Governamental (Segg), Julio Cézar de Souza Silva, afirma que, ao contrário de anos anteriores, os critérios avaliados não foram divulgados previamente.