Retornando ao mercado de Blumenau, a Mix FM está de cara e casa nova, com estúdios projetados e programas para manter o ouvinte da 106,3 bem informado e animado com o melhor da música.

A sede fica localizada no Parque Vila Germânica e foi pensada em cada detalhe para combinar com a nova fase. A Mix Blumenau faz parte da Rede Mix de Rádios, formada hoje por 40 emissoras, que tem a cabeça de rede em São Paulo.

Programação pensada no ouvinte

Anteriormente, a emissora atuou em Blumenau entre 2008 e 2011, sendo que os jovens eram o público-alvo. Por questões comerciais, a direção da época optou por aceitar uma proposta de um outro segmento.

Atualmente, a rádio foca no diferencial da marca: tocar muita música, sem falação, trazer e apoiar grandes shows e eventos. “A programação da Mix ‘amadureceu’ desde nossa primeira passagem por Blumenau. Lá, o público era mais teen até os 25 anos. Hoje não. A programação atinge um público qualificado, especialmente de 20 a 45 anos”, explica o diretor, Thiago “Montanha” Spinelli.

Ele ainda aponta que a programação é pensada integralmente para o ouvinte e acrescenta que o anunciante só terá resultados se o ouvinte estiver satisfeito com a rádio.

O Jornal da Mix é transmitido no estúdio de podcast e ocorre simultaneamente para o FM e redes sociais, como Instagram, Facebook e Youtube. No entanto, o diretor pontua a qualidade da transmissão. “Não é somente uma webcam filmando o jornal. São três câmeras profissionais, com iluminação de estúdio e operador de áudio e vídeo, ou seja, é um jornal voltado para o audiovisual”.

Profissionais de alto nível

O Jornal da Mix é o produto mais recente na grade da rádio, completando quatro meses. Contudo, a qualidade do que é produzido já o coloca dentro da preferência do ouvinte e do espectador.

O jornal é ancorado pelo competentíssimo Alexandre Pereira, unanimidade entre todos que trabalharam com ele por ser uma figura simpática e ética. Ao lado dele está o comentarista fixo na bancada, Pancho Fresard, jornalista do mais alto gabarito e dono de uma percepção apurada dos fatos.

Dois repórteres também compõem o quadro de profissionais: Sandro Becker, que tem o esporte da região como pauta principal e mostra toda habilidade de mais de 30 anos de rádio com muita sagacidade. Sandro é também o locutor pelo período da manhã e é considerado pelo diretor como o melhor do segmento.

Já Stevão Limana, o prodígio, acumula as funções de repórter, comentarista e, principalmente, produtor do Jornal da Mix. Além de ser um jornalista de primeira linha, tem um conhecimento geral que não condiz com sua idade.

No desafio de operar áudio e vídeo ao vivo e em multiplataformas está Heinz Goll, que conduz com maestria a sinfonia diária. Há ainda as participações semanais: nas quarta-feiras a nutricionista PHD, professora universitária, Camila Spinelli encanta todos com muito conhecimento técnico, simpatia e desenvoltura ao tratar sobre temas relacionados à nutrição e saúde.

Nas quintas é feito um revezamento entre o carismático e perspicaz filmaker Guto Bilinski, que fala sobre temas variados e os fatos que marcam a semana, e do competente e sagaz Chef Nicoletti, que privilegia o público com o absurdo conhecimento global sobre culinária, costumes e povos.

Nas sextas o jornal conta com a irreverência do queridíssimo Gustavo Siqueira, que além de nos brindar com as novidades sociais e culturais, é também um jornalista muito bem informado, sempre pautando a cidade e a região.

Jornalismo de qualidade

“Nosso jornal, além da estrutura de transmissão para multiplataformas, ainda diferencia-se por ser um produto pensado e pautado no ouvinte. O que quero dizer é que não utilizamos nosso jornalismo como moeda de troca. Entregamos notícias e entretenimento de qualidade todos os dias”, salienta Thiago.

A linha editorial do jornal é voltada para levar informação de qualidade e propagar conhecimento, sem sensacionalismo, agressões desnecessárias, sem bater para ganhar e nem afagar por agradecimento. O diretor da rádio se orgulha em dizer que o Jornal da Mix é produzido com ética jornalística.

Na primeira meia hora do jornal é apresentado um apanhado geral das notícias do dia. Em seguida, com a presença na bancada do comentarista Pancho, o apresentador destrincha alguns assuntos, com uma troca maior entre os jornalistas. Na meia hora final, o jornal se aproxima de um podcast, com entrevistas e as participações semanais dos profissionais.

Para finalizar, Alexandre Pereira, Pancho e Stevão Limana falam sobre os acontecimentos que marcam o dia, em um tom mais descontraído e permitindo uma transição leve para a programação musical da rádio.

Equipe do Jornal da Mix é formada por jornalistas, comentaristas e especialistas que levam informação de qualidade ao ouvinte

Novos ambientes

Os três novos estúdios da Mix Blumenau estão em pleno funcionamento e foram montados em uma estrutura ímpar, no coração da cidade, no Parque Vila Germânica. O principal é “No Ar” onde acontece a transmissão ao vivo. Além dele, há um estúdio de gravação de comerciais, sonoras e offs e um terceiro que é destinado para os podcasts, inovação na emissora.

“O estúdio de podcast é a nossa busca em aproximar um veículo tradicional, como o rádio, das plataformas digitais. Ele vem de uma observação que fizemos ao retomar o projeto da Mix. Notamos que o mercado de rádio estava parado no mesmo lugar que deixamos em 2011 e essa não poderia ser a nossa abordagem”.

Os ambientes da rádio foram pensados para trazer o conceito de aproximação da emissora com as plataformas digitais. Toda a rádio é instagramável. A arquiteta Maiara Fiedler fez um trabalho excepcional, analisando o aproveitamento de espaço e de adequação desse modelo que foi proposto e a Avaliant Engenharia executou a obra com perfeição. “Sem nenhuma modéstia: não tem estúdio de rádio mais bonito e nem tão moderno quanto o nosso na região, quiçá em Santa Catarina”, comemora Thiago.

Projetos

A rádio Mix está com a grade de programação fechada e em agosto iniciou com o conteúdo local durante à tarde. Com isso o ouvinte tem 10 horas de programação direto dos estúdios de Blumenau.

Além disso, as promoções na emissora não param. A mais recente vai sortear para Blumenau e região uma cabine no “Navio da Mix”, que é hoje o cruzeiro com mais shows do Brasil. Para concorrer, os ouvintes vão participar de um “challenge”, no qual terão que descobrir as pistas que levarão para etapa final da promoção.

Mas as novidades não param por aí. Alguns podcasts estão saindo do forno, como o No Mundo do Vinho, que vai tratar sobre esta bebida rica em conteúdo. Mas o programa será feito sem afetação, como fala o sommellier Sidney Lucas.

Para a Oktoberfest, a rádio planeja os boletins diários sobre a festa, com vídeos falando as curiosidades do evento, além, é claro, muita Blitz da Mix, mas de um jeito bem diferente.

Rádio Mix FM Blumenau

Endereço: Rua Alberto Stein, 199, sala 218, na Vila Germânica, bairro Velha, Blumenau
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h