Com um mês de atraso, parte dos respiradores comprados pelo Estado foi embarcada, diz empresa
Previsão da Veigamed é de que 50 dos 200 respiradores adquiridos cheguem por volta de 12h desta terça-feira, 12
A empresa Veigamed, que está sob suspeita após realizar a venda com dispensa licitatória de respiradores para o Estado de Santa Catarina, anunciou no início da tarde desta segunda-feira, 11, que o primeiro lote dos equipamentos está embarcado.
Ou seja, 50 dos duzentos respiradores adquiridos na China – que deveriam ter chegado no dia 7 de abril – tem a previsão de estarem em solo brasileiro nesta terça-feira, 12. A Veigamed não informou quanto tempo levará para os demais respiradores chegarem.
Contudo, os primeiros equipamentos não estarão à disposição tão logo aterrizem: o desembarque, a inspeção, o desembaraço e o transporte até Santa Catarina levarão 24 horas, conforme previsão da própria empresa.
O valor total da compra (R$ 33 milhões), as condições da licitação e uma série de denúncias fizeram com que esta transação fosse investigada por uma força-tarefa, que suspeita, inclusive, da ação de uma organização criminosa.
Confira a nota da Veigamed:
“A VEIGAMED, empresa distribuidora de produtos médicos que atua há 22 anos no mercado, informa que o primeiro lote com 50 respiradores invasivos Shangrila S510 foram embarcados, duas horas atrás, no aeroporto de Guangzhou, com destino ao Brasil. A previsão de chegada ao país é amanhã (12/5), por volta do meio-dia (12h). Após o pouso, o prazo para a entrega da carga ao governo do Estado de Santa Catarina é de até 24 horas, somando-se o tempo de desembarque, inspeção e desembaraço, além de transporte em caminhão-cofre com escolta armada até o depósito designado pelo governo do Estado de Santa Catarina.”