Comandante dos bombeiros de Indaial alerta para aumento de incêndios florestais na região
Ele faz apelo para que população tome precauções: "Daqui a pouco vai extrapolar a nossa capacidade de resposta"
O comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial, Evandro Vinotti, alerta para a quantidade de incêndios florestais na região nas últimas semanas. Por conta da falta de chuva, a quantidade de ocorrências deste tipo está aumentando em todo o Vale do Itajaí.
Vinotti alerta que, caso o número de casos continue aumentando, a corporação não terá capacidade de lidar com todos os focos. Ele pede para que a população seja consciente e evite ao máximo causar incêndios em vegetação.
“Daqui a pouco vai extrapolar a nossa capacidade de resposta. A gente pede para que as pessoas não façam queimadas, queima de lixo, não joguem centelha ou brasa em vegetação próximo às residências, tomar cuidado com fogueiras de acampamento, cuidar o máximo possível, porque estamos há muito dias sem chover”, diz.
Nesta sexta-feira, 24, os bombeiros trabalharam seis horas para apagar um incêndio no morro Concórdia, em Blumenau. Na quarta-feira, 22, a equipe de bombeiros de Indaial precisou trabalhar o dia inteiro em um incêndio rasteiro no morro do Macaco.
“Hoje, qualquer brasa já alastra para incêndio florestal e a gente não vai ter condições de suportar o atendimento para tudo isso, não só o Corpo de Bombeiros de Indaial, mas os da região inteira do Vale da Itajaí”, acrescenta Vinotti.