Comarca de Blumenau entrega mais de 5 mil absorventes em campanha de Dignidade Menstrual
Instituição selecionada para ser beneficiada foi o Abrigo Municipal de Blumenau
A 2ª edição da campanha Dignidade Menstrual, desenvolvida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, segue a distribuir absorventes arrecadados em mobilizações pelo Estado. Esta semana, a ação aconteceu na comarca de Blumenau.
A instituição selecionada para ser beneficiada foi o Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), que atua no município e acompanha moradores em situação de rua e vulnerabilidade social.
Enrega das caixas
A entrega de 10 caixas com 15 pacotes de absorventes descartáveis, em um total de 5 mil unidades, foi realizada pessoalmente pela juíza Jussara Schittler dos Santos Wandscheer, diretora em exercício do foro da comarca, pela assistente social forense Analu Cardoso Trevizan e por Rejane Lemke, representando a Secretaria do Foro.
“É importante esse olhar da nossa instituição para essa parcela da sociedade que, muitas vezes, vive na invisibilidade. E o Poder Judiciário nunca esteve alheio aos problemas sociais”, comenta a magistrada.
À frente da Amblu, Fábio Morástico Ramos, diretor de Políticas Sociais Sobre Drogas e Reintegração Social; Mônica Reiter, gerente de Reintegração Social; e Edineia Marchetti, gerente de apoio ao gabinete receberam os itens que serão agora repassados às meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo programa.
Pobreza menstrual
A campanha Dignidade Menstrual é uma ação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em iniciativa organizada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid) e pela Diretoria de Saúde e da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij), do TJSC.
O objetivo é arrecadar absorventes, dar visibilidade às questões relacionadas à pobreza menstrual (caracterizada pela falta de acesso à higiene pessoal durante o período menstrual) e combater a desinformação sobre o tema.
A 1ª edição do projeto, realizada em 2022, arrecadou mais de 81 mil absorventes que foram distribuídos pelas comarcas de todo o Estado.
Leia também:
1. Operação contra Jair Renan Bolsonaro cumpre mandado em Balneário Camboriú, diz site
2. MP arquiva denúncia sobre irregularidades no transporte coletivo de Blumenau
3. Cobradora recebe festa de aniversário surpresa dentro de ônibus em Itajaí
4. O que é acroyoga, prática que fez casal de Blumenau ser destaque nas redes sociais
5. Suspeito de furtar escola de Brusque devolve materiais e deixa bilhete com pedido de desculpas
Assista agora mesmo!
Sargento Junkes leva o pai e o irmão para o bar da Zenaide para contar histórias de família: