Comer fora de casa ficou mais caro em Blumenau; confira outros aumentos
De acordo com pesquisa da Furb, baixa foi maior do que o esperado
O Índice de Variação Geral de Preços (IVGP) do município de Blumenau demonstrou uma baixa surpreendente em agosto. O número, calculado pelo departamento de Economia da Furb, registrou variação negativa de -0,93% entre o primeiro e o último dia do mês.
A expectativa dos economistas era que o índice variasse entre 0,10% e 0,60%. A baixa confirma a previsão otimista em relação ao ano, que deve registrar uma variação acumulada em 12 meses de 3,66%.
O principal destaque é para o gasto com alimentação fora de casa, que subiu 5,58% em agosto. Ele veio seguido com o combustível com 5,33% e alimentos in-natura 1,04%. Já os preços que mais baixaram foram dos alimentos industrializados, com variação de -4,67%, alimentos semi-industrializados, -4,03% e produtos de panifício, -3,89%.
Expectativa para setembro
A Furb analisa 511 itens que estão organizados em 25 subgrupos. Em agosto, oito subgrupos registraram alta, 11 permaneceram estáveis e seis variaram negativamente. A expectativa para o próximo mês é de que a variação geral de preços se mantenha dentro do intervalo de 0,00% a 0,50%.