Comerciante reclama de acúmulo de lixo em rua de Blumenau
Dois contêineres de lixo estão sendo utilizados por moradores de três ruas
Um acúmulo de lixo está sendo constantemente identificado nos contêineres de coleta da rua Harry Pofhal, localizada no bairro Escola Agrícola. Rodrigo Bernardo administra um comércio na rua Benjamin Constant, que faz esquina com a Harry Pofhal, e relata que a situação causa incômodo por conta da desorganização e mau cheiro que provoca.
“Os moradores têm o costume de colocar tudo ali, e quando os contêineres estão cheios, eles deixam os resíduos no chão e isso fica praticamente ao lado do meu comércio”, desabafa Rodrigo.
O comerciante fotografou a situação dos contêineres na manhã dessa segunda-feira, 14. Ele informou à reportagem que havia entrado em contato diretamente com o prefeito Mário Hildebrandt para resolver a situação, portanto, a coleta seletiva já recolheu os materiais.
Poucos contêineres
Segundo Rodrigo, os dois contêineres estão localizados no começo da rua Harry Pofhal, porém, além da rua principal, eles também são utilizados como lugar de descarte pelos moradores das ruas Denise Michel e Gertrudes Bogo. “Cada rua deveria ter seus próprios contêineres, para evitar esse acúmulo de lixo”, sugere o comerciante.
Posicionamento do Samae
De acordo com Rodrigo e com a equipe do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), principalmente nos fins de semana a população tem o costume de deixar o lixo nos contêineres dias antes da data de coleta, mesmo que o caminhão do lixo passe em frente a todas as casas durante a semana.
O Samae afirma que a coleta de lixo comum passa três vezes por semana no local, enquanto a coleta seletiva passa todas as quartas-feiras. Para solucionar o problema, a equipe diz que a população já foi orientada a colocar os resíduos nos contêineres apenas no dia da coleta.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube