Comerciantes de Blumenau se manifestam para ampliar horário e abrirem sábado visando Dia dos Pais

Ação foi realizada na manhã desta terça-feira, 4, na Prefeitura de Blumenau

Na manhã desta terça-feira, 4, cerca de 50 trabalhadores do comércio de Blumenau realizaram uma manifestação na frente da prefeitura. Os comerciantes pedem para que o horário de funcionamento seja ampliado – atualmente, o decreto estipula abertura de 10h às 17h – e também para que todos possam abrir neste sábado, 8, visando vendas para o Dia dos Pais, que será no domingo, 9.

Segundo Daiana Raulino, uma das organizadoras da manifestação e proprietária da empresa Maleta Roxa Spa, o horário determinado pelo novo decreto não só prejudica economicamente as empresas, mas também vem causando mais aglomerações. “A gente passa na rua e vê fila no cartório, fila nas lojas de materiais de construção e diversos outros comércios com aglomeração de pessoas. Não adianta reduzir o horário se está havendo fila, inclusive nos supermercados, que são os maiores proliferadores do vírus”.

Daiana afirma que o comerciante não é culpado pela propagação da Covid-19, e a redução no período de atendimento causou queda drástica na receita de empresas que trabalham atendendo fora do horário comercial. “Na minha área, que é de estética e beleza, a gente precisa atender fora de hora, porque as minhas clientes estão trabalhando no horário comercial. É o mesmo com barbearias e outros tipos de atendimentos”.

Os comerciantes que se manifestaram também lamentam que as vendas no Dia dos Pais podem simplesmente não existir. “E isso será só no comércio de Blumenau. As lojas de Indaial, Timbó e outras cidades estarão funcionando normalmente”, conclui Daiana.

A manifestação foi organizada por grupo de WhatsApp e os organizadores afirmam ser apartidários e sem representação sindical.


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você tem Telegram? O jornal tem um canal de informações lá. Clique aqui e participe.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo