Copo cheio: a realidade promissora das cervejarias artesanais no Brasil
Diluídas em um gigantesco mercado, que consumiu cerca de 15 bilhões de litros de cerveja em 2022, as cervejarias artesanais ainda parecem pouco expressivas.
É verdade que o setor sente a falta de indicadores confiáveis acerca de sua fatia de mercado, mas a representatividade é incontestável. Estima-se que as microcervejarias produzam 5% do montante consumido, o que significa pelo menos 75 milhões de litros anuais.
Ainda resta saber o número de empregos diretos e indiretos gerados, a massa salarial e os tributos arrecadados. São dados que, uma vez disponíveis, contribuirão para exibir o vigor e o potencial dos cervejeiros artesanais no Brasil.
No dia a dia, a vida de quem escolhe a produção de cerveja artesanal é repleta de desafios – muitos deles comuns a qualquer empreendedor, como as dificuldades de gestão, a complexidade tributária, inflação e juros altos, entre outros. As questões específicas envolvem logística, eventuais apagões de matéria-prima, regulamentações e normas, oscilações de mercado e a competição (desleal) com as big players.
E a pandemia da Covid-19 trouxe um ingrediente danoso que ainda não foi superado pelo setor. Dependentes do consumo em pontos de venda e em eventos, as cervejarias artesanais amargaram prejuízos superlativos nos quase três anos de crise sanitária. Grande parte dos cervejeiros trabalham com um insumo extra para manterem seus negócios ativos: a paixão pelo que fazem – e assim conseguem superar as adversidades!
O amor pela cerveja, no entanto, não é o bastante para que se mantenham competitivos. E aí entra o papel da Semana da Cerveja Brasileira, realizando um evento que promove o consumo, conecta fornecedores e produtores, gera visibilidade, reconhecimento e agregação de valor, network e muito conhecimento.
Nestes sete dias, realizamos a primeira edição da Conferência Internacional de Concursos Cervejeiros, o Concurso Brasileiro de Cervejas, o Congresso Internacional da Cerveja, a Feira Brasileira da Cerveja e culmina com o Festival – que reúne quase 30 mil pessoas.
Na Semana da Cerveja Brasileira, o público aprimora e expande o gosto pelas cervejas artesanais, e assim potencializa o consumo de um produto de mais qualidade.
É um fenômeno similar ao que ocorreu com o vinho nos anos 1980, quando os brasileiros começaram a se instruir sobre a bebida e aceitaram pagar mais por um padrão superior. O mercado é promissor e podemos apostar em futuro breve de copo cheio para as cervejarias artesanais.
*Por Develon da Rocha, presidente da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (ABLUTEC)