Comércio em festa: entidades comentam perspectivas paras as vendas do final de ano em Blumenau
Natal está chegando e muitas pessoas já aguardam ansiosamente pela data
O Natal está chegando e muitas pessoas já aguardam ansiosamente pela data. Como de costume, as compras e presentes são algumas das características comerciais mais marcantes da época.
Em conversa com o jornal O Município Blumenau, a CDL de Blumenau e o Sindilojas comentaram suas perspectivas para este final de ano nos seus respectivos setores.
CDL Blumenau
A CDL Blumenau diz não medir esforços para impulsionar as vendas no comércio durante todo o ano e com a chegada do Natal a atenção é redobrada. Entre as ações para aquecer as vendas está a tradicional campanha Magia de Natal, que este ano aumentou significativamente a premiação.
Ao todo, são 151 prêmios, sendo 1 carro 0km (novo polo) e 150 vales-compras (85 vales-compras de R$ 300; 41 vales-compras de R$ 500 e 24 vales-compras de mil reais). Ainda restam dois sorteios. O valor em prêmios da campanha Magia de Natal será de R$ 180 mil. Saiba mais clicando aqui.
“Também estamos incentivando o comércio a atender em horário estendido, conforme permite a Convenção Coletiva de Trabalho, estabelecida pelo Sindilojas e Sindicato dos Comerciários. Tudo isso, para oportunizar o consumidor a fazer as compras natalinas após o horário de trabalho”, diz Eduardo Soares, presidente da CDL Blumenau.
Incentivo
Segundo a entidade, os associados são motivados a decorarem suas vitrines com tema de Natal, por meio de um projeto piloto de vitrines conceito realizado com 20 lojistas. “Afinal, sabemos que uma vitrine diferenciada traz clientes para o estabelecimento”, diz o presidente.
“Enfrentamos algumas dificuldades neste segundo semestre, que afetam as vendas de Natal, como as eleições e a Copa do Mundo. Muitos lojistas tiveram que dividir a atenção entre Black Friday, Copa do Mundo e Natal, o que afetou as vendas. Além disso, houve os jogos do Brasil, que ocorreram em horário que prejudicou o atendimento das lojas”, complementa.
Em resumo, a CDL Blumenau diz estar otimista em relação ao Natal. A entidade alega ter convicção que a campanha Magia de Natal é uma grande propulsora das vendas. Em uma enquete realizada com lojistas, 40,6% dizem que irão vender mais em dezembro de 2022 do que no mesmo período do ano passado.
“Enquanto isso, 40,6% apontam que a expectativa é vender o mesmo neste Natal, se comparado ao mesmo período do ano passado. E, apenas, 18,8% acreditam que irão vender menos este fim de ano. Ou seja, mais de 80% dos empresários, segundo a enquete, estão otimistas”, afirma Eduardo.
Horários
Também foi apurado (por meio de enquete) que 46,9% estão atendendo conforme o horário sugerido pelas entidades e 15,6% atenderão em horário ampliado apenas na semana do Natal. Em contrapartida, 37,5% não estão fechando normalmente. Saiba mais sobre o horário clicando aqui.
“Sabemos que cada empreendimento precisa avaliar suas particularidades para tomar a decisão de estender ou não o horário de atendimento. Porém, a sugestão da CDL Blumenau, é que os empresários de cada localidade (rua ou região) combinem sobre o horário para deixar os consumidores mais seguros que podem ir às compras em horários diferenciados, pois irão encontrar vários estabelecimentos abertos. A padronização é boa tanto para o comércio, quanto para o consumidor”, conclui o presidente.
Pesquisa
Segundo pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil, 73% dos brasileiros pretendem dar presentes para outras pessoas no Natal deste ano (em 2021 eram 77%), com isto estima-se que 118,7 milhões de pessoas devem ir às compras de presentes em 2022.
- 59% pretendem comprar presentes para si mesmo no Natal, e estima-se que 95,6 milhões de pessoas devem ir às compras neste ano com este objetivo;
- Entre os que não vão presentear, 30% afirmam não gostar ou não ter o costume, 28% não têm dinheiro, e 16% estão desempregados;
- Os principais presenteados serão: os filhos (62%), o cônjuge (45%) e a mãe (41%).
- 30% pretendem dar o presente mais caro ao(s) filho(s). Já 17% darão o presente de maior valor ao cônjuge e 16% à mãe;
- Em média, os consumidores pretendem comprar 4,2 presentes no Natal e o ticket médio será de R$132. Assim, estima se movimentar na economia aproximadamente R$ 66,6 bilhões em vendas;
- 57% pretendem comprar roupas, 38% calçados, 36% perfumes/cosméticos, 34% brinquedos e 21% acessórios.
Sindilojas
De acordo com o diretor executivo do Sindilojas Blumenau, Márcio Salvador, o ano de 2022 foi movimentado, de recuperação e de novos desafios. “Para nós, representantes do terceiro setor da economia, se trata de um ano em que voltamos a ver o tão esperado movimento das nossas lojas, o retorno da alegria das famílias. Nossos esforços neste momento estão concentrados na nossa melhor data, o Natal”, comenta.
Segundo Márcio, é a resiliência que deve impulsionar os tão esperados números de crescimento de vendas. “O perfil de consumo mudou e nosso desafio é estar preparado para isso. Somos o termômetro da satisfação da comunidade”, diz.
Questionado sobre as visões para o ano de 2023, o diretor conta que não deve faltar garra para que os comerciantes superem os desafios. Para ele, o destaque na inovação será importante para o sucesso dos empreendimentos.
“Nossa referência à qualidade que estampamos deve se refletir em resultados. O primeiro grande passo para a construção de um amanhã mais promissor começa. Nosso papel como líderes é darmos o exemplo e depositar em cada um da nossa equipe a certeza de que o nosso futuro só depende de nós. Vamos para cima, vamos fazer um 2023 incrível”, concluiu.
– Assista agora:
Joanna Tomio conta como emagreceu e se tornou referência no assunto