“Comércio sem estacionamento não é nada”; lojistas se surpreendem com vagas da área azul em frente a empresas de Blumenau

Segundo comerciantes, não foi dado nenhum aviso que demarcações seriam feitas

Na última semana, comerciantes das ruas Joinville e Theodoro Holtrup, no bairro Vila Nova foram surpreendidos após vagas da Área Azul serem demarcadas em frente aos seus estabelecimentos. As demarcações causaram preocupação aos lojistas já que, como ficam rentes a calçada, acabam atrapalhando as vagas particulares. 

Em conversa com estabelecimentos da rua Joinville, foi relatado que em nenhum momento a Prefeitura de Blumenau entrou em contato ou avisou que essas demarcações seriam feitas.

“Em uma noite fechamos a farmácia, e não havia demarcação. Quando chegamos na manhã do dia seguinte, elas estavam ali, sem nem um aviso, comunicado ou solicitação. Ninguém nos avisou o porquê disso, ou nos deu a chance de nos ajustar”, conta Joberson, dono de uma farmácia de manipulação que fica na via.

Outros estabelecimentos tiveram a mesma opinião e relataram que com as novas vagas da Área Azul, as empresas serão prejudicadas. “A prefeitura não nos deu um prazo para ajustar as nossas vagas. O comerciante só com área azul tá falido, comércio sem estacionamento não é nada”, desabafa Andreia, atendente da conveniência.

O empreendedor Joberson relata que em seu estabelecimento há três vagas privativas, mas com a única vaga de área azul em frente ao comércio, acaba inviabilizando as vagas, o que prejudica. A mesma situação acontece na conveniência de Andreia, que conta com seis grandes vagas, mas pode ser prejudicada pelas novas três demarcações da Área Azul, bem em frente ao comércio.

Vagas da área azul atrapalham vagas privativas, segundo comerciantes.

Agora, os comerciantes se organizam para tentar regularizar as vagas privativas para que as da Área Azul ainda possam existir, mas que não prejudiquem o comércio local. “Isso também afeta a população que usa desses serviços também. Então estamos tentando entender a situação para resolver do melhor jeito possível. Não somos contra as demarcações só não queremos que isso nos afete ou afete a população no geral”, finaliza Joberson.

Prefeitura se manifesta

Em publicação, a Prefeitura de Blumenau se manifestou. Segundo as informações, os proprietários de imóveis localizados nas ruas Joinville e Theodoro Holtrup, no bairro Vila Nova, terão 30 dias para buscar a regularização das vagas de estacionamento privativas.

A decisão foi tomada após reunião, na qual o prefeito Mário Hildebrandt determinou à Secretaria de Planejamento Urbano que avise os proprietários para buscarem a Prefeitura de Blumenau no prazo estabelecido para possibilidade de regularização.

“Sabemos o quanto o comércio é importante para o desenvolvimento da cidade e geração de empregos e por isso definimos o prazo de 30 dias para que todos tenham a possibilidade de regularizar seus estabelecimentos. A implantação da Área Azul modernizada é um pedido de anos que, enfim, estamos tirando do papel. É natural que haja ajustes para que a lei seja cumprida e nossa equipe atenderá a todos os que possuem dúvidas e pendências”, destacou o prefeito.

Dúvidas podem ser sanadas junto à ouvidoria do município, pelo telefone 156, ou diretamente com a diretoria de mobilidade urbana da Secretaria de Planejamento Urbano (SEPLAN), pelo telefone (47) 3381-6971.

O processo de regularização pode ser feito 100% online, na Carta de Serviços do município, na opção ‘Alvará de muro/calçada‘; que regulamenta a entrada de imóveis e a implantação de vagas de estacionamento entre calçadas e edificações.

Além do prefeito Mário, participaram também da reunião os secretários de Planejamento Urbano, Éder Boron, e o de Trânsito e Transportes, Alexandro Fernandes. Ficou decidido também que durante este período de 30 dias a Prefeitura não fará a implantação do novo sistema de Área Azul nessas duas ruas.


Assista agora mesmo!

Patê de camarão com carpaccio de salmão defumado para surpreender as visitas:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo