Tecnologia relativamente nova na região, a cirurgia robótica costuma levantar dúvidas entre os pacientes. Mas se engana quem imagina um robô tomando conta da mesa de operação. A plataforma robótica permite apenas que o cirurgião tenha mais precisão e controle, garantindo recuperação mais rápida e tranquila.
Referência em cirurgia robótica no Sul do Brasil, o Hospital Santa Isabel já realizou mais de 525 cirurgias com a assistência da plataforma. A instituição também é um polo de formação para profissionais de toda a região. Atualmente, 37 médicos cirurgiões de todo o Vale do Itajaí se beneficiam da tecnologia de ponta oferecida pelo hospital.
Presente no HSI desde junho de 2019, a cirurgia robótica é indicada para operações como endometriose, câncer de próstata, hérnias, complicações no trato digestivo e pulmões. Sempre garantindo incisões menores e menor tempo de internação.
“Se uma cirurgia padrão depende de três dias de internação, uma com o robô pode precisar de apenas um. Isso inclusive reduz o risco de o paciente contrair uma infecção. Além de que a recuperação é mais rápida, menos dolorosa e com menos risco de sangramento”, explica Clovis Darolt, enfermeiro coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do HSI.