A indústria química e a indústria têxtil são áreas desafiadoras quando se trata de reduzir o impacto ambiental. Por conta disso, a empresa de insumos Color Química do Brasil já tem em seu DNA a preocupação com o planeta. Fundada em Blumenau em 1986, e com mudança para nova sede em Gaspar em 2020 a fábrica busca utilizar os recursos naturais da forma mais sustentável possível.
“Não temos um planeta B. Precisamos ter consciência que nosso planeta é único e garantir que seus recursos sejam utilizados de forma sustentável. Por isso, a Color Química trabalha esse tema desde a sua fundação. Mais efetivamente nas últimas duas décadas, quando o assunto começou a ser mais discutido, focamos continuamente em nosso laboratório pesquisas e desenvolvimentos, resultando na fabricação de produtos químicos cada vez mais sustentáveis”, explica a Gerente Industrial Jully Schmidt Pinto Filippi.
Especializada em corantes e pigmentos têxteis, auxiliares para estamparia, tinturaria e lavanderia, matérias-primas químicas e produtos para as indústrias de tissue e de papel e ondulado, a Color Química garante uma preocupação com o meio ambiente não apenas na produção, mas também no desenvolvimento de novos produtos, fornecedores e parcerias.
“Possuímos um amplo laboratório de pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos com foco em matérias-primas biodegradáveis e que gerem economia de recursos naturais desde a fabricação até a utilização nos nossos clientes, produtos em conformidade com as mais renomadas certificações internacionais garantindo segurança ao consumidor e ao meio ambiente, e processos desenvolvidos para a indústria têxtil que resultam em economia de água e energia e, inclusive, redução do volume de efluente gerado em nossos clientes. Nossa equipe é formada por especialistas, químicos, engenheiros e técnicos que tem como foco principal a busca por inovação e soluções sustentáveis”, detalha a Coordenadora de Laboratório e Química Responsável Bruna Carolina Schmitt.