Como enfrentar as festas de fim de ano sem colocar o “pé na jaca”
Ceia de natal, ceia de ano novo, confraternizações de trabalho, grupos de amigos e por aí vai, ocasiões recheadas de comidas são o que não faltam no final de ano. Mas como manter a dieta durante esse período? Vale a pena fazer dieta em dezembro, afinal são tantas ocasiões que fogem do controle? As questões […]
Ceia de natal, ceia de ano novo, confraternizações de trabalho, grupos de amigos e por aí vai, ocasiões recheadas de comidas são o que não faltam no final de ano. Mas como manter a dieta durante esse período? Vale a pena fazer dieta em dezembro, afinal são tantas ocasiões que fogem do controle?
As questões que mais atrapalham as dietas em final de ano são “tudo ou nada” ou “ah, já que vai ter muita comida na última semana de dezembro, não vale a pena manter uma boa alimentação agora, vou começar só em janeiro”. Tenho certeza que você já pensou dessa forma. Acontece que a alimentação em nenhum momento do ano deve ser “8 ou 80”, você deve sempre buscar o equilíbrio.
Vamos fazer um cálculo? Imagine que você faça em média 4 refeições por dia, e dezembro tem 31 dias, sendo assim você faria 124 refeições durante todo o mês. Vamos supor agora que com todas as ocasiões de ceia, almoços, confraternizações e afins você faça 6 refeições “livres”, aproveitando mesmo a situação, afinal natal é só uma vez ao ano. Sendo assim ainda sobram 118 refeições que você pode fazer de forma normal, controlada e seguindo a sua dieta ou plano alimentar. Muita coisa né? Então me diz, como que você acha que fazer dieta em dezembro não vale a pena? Como que você acha que 6 refeições iram estragar todo o esforço do restante das refeições?
Outra coisa que preciso falar é sobre esse “aproveitar” as festas de fim de ano. Não consigo entender o porque você precisa comer até passar mal, até abrir o fecho da calça, para dizer que aproveitou a ceia. Você já não está comendo as suas comidas preferidas? Não está com pessoas que talvez não vê todos os dias? Não está bebendo um vinho ou champagne, rindo se se divertindo com a família? Já não está aproveitando então? Não há necessidade de sobrecarregar o seu organismo com uma quantidade record de comida e bebida. Você pode estar até pensando nesses momentos em comer como se não houvesse amanhã, mas haverá amanhã e você vai ficar pensando que não deveria ter comido tanto.
Escute o seu corpo quando ele diz que já está saciado. Levante da mesa após comer se sentindo leve e feliz com suas escolhas. Acorde no próximo dia sem precisar de um remédio pra ajudar a estômago a trabalhar. É dessa forma que você irá aproveitar muito melhor o seu natal. Lembre da família e dos momentos bons no dia seguinte, e não da comida toda que não deveria ter comido. E se você começou a dieta agora, hoje, isso vale também, estamos apenas na metade do mês. Nunca é tarde de mais para começar viu, mas quanto antes melhor.
Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320