O primeiro passo na criação de um currículo é a escolha do formato pois isso definirá a maneira como o documento apresentará você ao recrutador. Existem três formatos de currículo que pode escolher: cronológico, funcional ou combinado. Neste artigo explicamos resumidamente o que são esses 3 formatos e referimos quando deve usá-los ou evita-los.
Currículo cronológico
Um currículo cronológico é um documento que lista seu histórico de trabalho por ordem cronológica inversa. Isto significa que seu cargo mais recente é apresentado em primeiro lugar e o mais antigo em último. Nesse tipo de currículo, a seção com maior destaque é a experiência laboral. Além dessa seção, existem outras obrigatórias como o percurso acadêmico e as habilidades, e outras facultativas como os hobbies e interesses, idiomas, prêmios e reconhecimentos, etc.
O currículo cronológico é o mais habitual e muitos recrutadores preferem-no por ser mais fácil de ler e interpretar. É a melhor escolha para as pessoas com uma longa carreira profissional que pretendam manter-se na mesma área. Também é o formato de currículo certo para quem prefere jogar pelo seguro e não arriscar com um currículo mais ousado.
Não é a melhor escolha para pessoas que tenham tido muitos trabalhos diferentes ou com lacunas no currículo, pois torna esses aspectos muito evidentes.
Currículo funcional
Um currículo funcional foca-se mais em suas habilidades do que em seu histórico de trabalho. O objetivo de um currículo funcional é provar ao leitor que você é capaz de realizar as tarefas exigidas pelo trabalho a que está se candidatando. Esse tipo de currículo dá uma visão aprofundada de cada uma de suas habilidades e qualificações profissionais. Geralmente, isso é feito criando uma lista de habilidades que explique concisamente como você as usou e/ou desenvolveu em um local de trabalho. Também podem ser adicionadas outras seções relevantes, mas normalmente são breves.
É tipicamente utilizado por pessoas que estão mudando de carreira, estudantes com pouca experiência de trabalho ou por pessoas cujo histórico profissional não está diretamente relacionado com a vaga. Também pode ser usado por indivíduos que têm lacunas em seu histórico profissional, como longos períodos de paragem devido a desemprego, doença ou viagens, pois não é necessário mencionar as datas do histórico profissional.
Não é o formato mais adequado para indivíduos que tenham um longo histórico profissional e que desejem manter-se na mesma área.
Currículo combinado
Tal como o nome indica, um currículo combinado ou misto inclui elementos do currículo cronológico e do funcional. Geralmente, nesse tipo de currículo, as habilidades aparecem no topo do documento, mas também existe um espaço para indicar seu percurso profissional e acadêmico.
Os currículos combinados são mais adequados para candidatos a emprego que tenham uma sólida experiência de trabalho e que também tenham desenvolvido muitas habilidades ao longo de seu percurso pois permitem demonstrar e relacionar esses dois aspectos. Também podem ser usados por pessoas que pretendam mudar de área profissional.
Este tipo de currículo não é o mais indicado se você não tiver muita experiência de trabalho. Além disso, geralmente, é o formato mais difícil de criar pois não existem tantos modelos disponíveis na internet como dos outros formatos de currículo.