Problema ainda muito vivenciado por estabelecimentos comerciais, a inadimplência por parte dos consumidores causa prejuízos às empresas e desgasta os funcionários.
Com base nos dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da CDL Blumenau, o Projeto de Extensão Cidadania Financeira no Vale do Itajaí mostra que, em setembro deste ano, a dívida média por pessoa na cidade era de R$ 1.923. Da mesma forma, em média, há 1,9 registros por pessoa, cada um no valor de R$ 1.026.
A inadimplência dificilmente será zerada, mas, de acordo com a coordenadora do SPC da CDL Blumenau, Marise Stribel Pogalski, as empresas podem reduzir os riscos colocando em prática três passos simples, explicados logo abaixo.
Dada a previsão de aumento nas vendas neste período do ano, é um bom momento para seguir cada uma das etapas e ampliar de verdade os ganhos com o Natal.
1º – Cadastre o cliente
Antes de concretizar a venda, faça um cadastro do cliente. Para pessoas físicas, peça documentos como CPF, RG, comprovante de residência e renda. No caso de pessoa jurídica, exija também o contrato social.
Converse com o consumidor como se fosse uma entrevista. Pergunte se mora em casa própria ou alugada, há quanto tempo está no emprego. Todas essas informações vão lhe ajudar a entender o perfil dele e darão mais subsídios para decidir concretizar o negócio.
No caso de CNPJ, consulte também os sócios. Normalmente o CPF dos sócios consta no contrato social.
2º – Consulte o SPC
Depois de fazer o cadastro do cliente no sistema da empresa, consulte os dados no SPC. A grande vantagem de usar esta ferramenta é saber se o consumidor já tem alguma restrição e a partir daí avaliar se fará a venda com cheque ou a prazo, por exemplo, e como fará.
Há diferentes tipos de consultas no SPC. Duas muito utilizadas são a Pessoa Física 65 e a Pessoa Jurídica 26. Ambas informam restrições nas bases do SPC, SERASA e Banco Central a nível nacional e apontam os Protestos.
Outra opção ainda mais completa é a Consulta Perfil, que calcula o risco do cliente ficar inadimplente nos próximos 12 meses. A análise é feita com base no histórico do consumidor e na quantidade de empresas que pesquisaram o mesmo CPF ou CNPJ recentemente.
A partir desta pesquisa e do cadastro feito inicialmente, estipule um limite de valor para o cliente, evitando que ele compre além da própria capacidade financeira.
3º – Estimule vendas no carnê
Dê preferência para vendas no carnê. Deste modo você cria proximidade com o cliente, fazendo-o lembrar de pagar seu estabelecimento sempre ou priorizando o seu carnê. Assim ele também terá de retornar no mês seguinte para pagar a conta, aumentando as chances de fidelização.
Para emitir o carnê, o próprio SPC disponibiliza um sistema oferecido gratuitamente aos associados da CDL. Através do SPC Crediário é possível cadastrar o cliente no sistema, além de emitir carnê e nota promissória com logo da empresa.
Se mesmo seguindo essas orientações o cliente não quitar uma conta, faça contato com ele, motivando a pagar. Se não tiver sucesso, inclua-o no registro do SPC. Além de pressionar o consumidor a pagar, é um alerta aos demais empresários, para que não cedam crédito enquanto ele não pagar as dívidas em aberto.
Acesso ao SPC
Para ter acesso ao SPC o associado pode entrar em contato pelo número 3221-5705 ou pelo e-mail spc@cdlblumenau.com.br.
Se não é associado e quer fazer consultas, pode ligar para 3221-5730 e se associar ou enviar e-mail para convenios@cdlblumenau.com.br. As consultas pelo empresário ao SPC podem ser feitas em qualquer horário por internet, APP ou telefone de autoatendimento.