Como ficam os serviços públicos de Blumenau com a greve dos caminhoneiros
Blumenau não está em situação de emergência, mas uma reunião na prefeitura será feita nesta tarde para uma nova avaliação
Blumenau não está em situação de emergência. Segundo o prefeito Mário Hildebrandt, no final da tarde desta quinta-feira, 24, uma nova reunião com os secretários municipais será feita para uma nova avaliação. O primeiro encontro ocorreu às 9h30 no salão nobre da prefeitura e foi acompanhado pela imprensa. Ali, Hildebrandt anunciou que, por enquanto, o cenário está sob controle.
O chefe do executivo atualizou como os serviços públicos funcionarão nos próximos dias.
Confira:
Transporte coletivo
O transporte coletivo de Blumenau paralisará completamente em alguns momentos a partir desta quinta-feira, 24, para economizar combustível. Clique aqui e veja os horários em que os ônibus deixarão de circular.
Coleta de lixo
Ocorre normalmente até domingo, 27. Nesta sexta-feira, 25, uma reunião durante à tarde decidirá como serão os serviços na segunda, 28:
“Podemos pedir para o pessoal não depositar lixo no domingo, porque talvez não tenha coleta na segunda”, alertou o prefeito.
Obras do Samae
Todas as obras do Samae estão paralisadas. As equipes se deslocam apenas para manutenções. O tratamento, que depende de produtos químicos trazidos de outras regiões, não será prejudicado, pois a prefeitura possui estoque dos produtos.
Obras em ruas
Os trabalhos que exigem equipamentos movidos a combustível estão parados, como é o caso da duplicação da rua Humberto de Campos e o asfaltamento da rua General Osório, no bairro Velha. Os serviços manuais continuam normalmente, tal como as obras comandadas por empresas terceirizadas.
Procon
Até o momento nenhuma empresa foi multada em Blumenau por estar cobrando preços abusivos. O Procon atuará mediante denúncia. Por isso a instrução é guardar a nota fiscal. A apresentação dela junto a documentos pessoais do consumidor possibilitarão ao órgão tomar as providências legais.
Educação
Haverá aula normalmente nas redes municipal e estadual de ensino nesta quinta e sexta-feira, dias 24 e 25. A reunião do colegiado municipal durante à tarde pode alterar a definição. A preocupação é com o gás das cozinhas, que em breve deve acabar, afetando a alimentação dos alunos.
Saúde
Serviços essenciais, como ambulâncias, entregas do banco de leite e transporte de pacientes para outras cidades operam normalmente. Apenas situações de emergência serão atendidas.
Desenvolvimento Social
O mesmo ocorre na Secretaria de Desenvolvimento Social. Apenas situações de urgência nos abrigos e no conselho tutelar serão atendidas.
O governo estadual informou, por meio da assessoria, que nenhum serviço está sendo afetado com a greve.