Como ficou imponente novo centro de distribuição da Blumenau Iluminação que teve investimento de R$ 30 milhões
Estrutura está localizada na antiga Malhas Soft
A Blumenau Iluminação inaugurou nesta segunda-feira, 11, o novo Centro de Distribuição na rua Bahia, espaço onde ficava a Malhas Soft, no bairro Passo Manso. Localizado a 600 metros da matriz da empresa, o imóvel de 11 mil metros quadrados passa a abrigar a linha de lustres, pendentes, perfis para fita de LED, refletores, lâmpadas e outros itens de iluminação que abastecem todas as regiões do Brasil e mais de 10 países. A área total do terreno é de 50 mil metros quadrados.
Com um investimento superior a R$ 30 milhões, da aquisição à reforma do prédio, a Blumenau Iluminação busca agora a liderança do mercado brasileiro no setor. Com 95% do espaço já ocupado, a gestão já tem pronto o planejamento de expansão, com mais construções para o armazenamento dos produtos.
A empresa ainda disponibilizou à comunidade a Praça Lúcia Pamplona, localizada em frente ao Centro de Distribuição, que ficará aberta ao público em horário comercial.
A Blumenau Iluminação
Fundada há 46 anos por Orlando Zeno Pamplona, que começou a fabricar luminárias coloniais, a Blumenau Iluminação é hoje uma referência em luz para ambientes residenciais e comerciais.
Com produção própria no parque fabril de 12 mil metros quadrados – no mesmo bairro, próximo ao Centro de Distribuição – e um escritório na Ásia, está entre as três maiores empresas brasileiras de iluminação.
“Nosso posicionamento de marca sempre foi claro quanto ao nosso propósito empresarial: ‘Se tem luz, tem gente’. Tudo que fazemos é para melhorar e facilitar a vida das pessoas através da iluminação. E é para isso que estamos investindo”, afirma o presidente, Renato Medeiros.
Com a ampliação, a Blumenau Iluminação estima gerar mais de 100 novos empregos diretos e indiretos. O imóvel foi adquirido em leilão em agosto do ano passado – nele funcionou a fábrica da Malhasoft – e passou por reforma nos últimos 12 meses.
“O novo Centro de Distribuição fortalece a nossa vocação industrial porque possibilitará duplicar o tamanho do parque fabril, que antes abrigava o CD no mesmo local, permitindo o aumento da produção. Ao mesmo tempo, agiliza a logística para chegarmos aos nossos clientes”, explica o diretor comercial e de operações, Renan Pamplona Medeiros. A rede de distribuição da empresa conta com mais de 10 mil pontos de venda em mais de 2 mil municípios brasileiros.
Um momento especial da inauguração foi a abertura da Praça Lúcia Pamplona à comunidade. Uma área com 200 metros quadrados, disponível ao público em horário comercial, de segunda a sexta-feira, com arquitetura e paisagismo pensados para oferecer momentos de convivência e lazer. No centro do espaço, foi instalada uma réplica em tamanho ampliado da luminária colonial projetada pelo fundador Orlando Zeno Pamplona e fabricada ainda hoje. O nome da praça é uma homenagem à esposa de Orlando e incentivadora do projeto empresarial do marido, ambos já falecidos.
“É com enorme carinho que compartilhamos com a comunidade a praça com o nome da minha mãe, uma figura inspiradora que nos deixou um legado de amor ao trabalho e respeito pelas pessoas”, destaca a diretora financeira, Lorena Pamplona Medeiros, filha de Orlando e Lúcia.
Sobre a Blumenau Iluminação
Com 46 anos de atuação, a Blumenau Iluminação produz e importa itens para iluminação interna e externa. Com a linha Infinity Smart Light, oferece soluções inteligentes de automação, como o acionamento e a regulagem da luz por assistente virtual ou aplicativo para smartphone. A marca Germany Iluminação Externa faz parte do portfólio da empresa desde 2017 e é referência em iluminação para ambientes abertos.
Em 2023, na comemoração dos 45 anos, a Blumenau Iluminação lançou o livro “Se tem luz, tem gente” para documentar a história da empresa e lançar um olhar para o futuro da iluminação. A obra foi distribuída a colaboradores, representantes, parceiros de negócios, lideranças políticas e empresariais, universidades e escolas de negócios.
Veja agora mesmo!
Casarão da rua Floriano, em Blumenau, foi construído para receber médicos da Alemanha: