Como funcionará a Feirinha da Servidão, Rota do Lazer e Área Azul em dezembro
A fiscalização da Área Azul, por exemplo, permanecerá até o dia 23 de dezembro
Para facilitar as compras dos consumidores e atender as demandas dos comerciantes do centro de Blumenau, durante o mês de dezembro, a Feirinha da Servidão Wollstein e a Rota do Lazer serão alteradas. Já a fiscalização da Área Azul, que beneficiará todos os comerciantes e consumidores, em toda a cidade, permanecerá até o dia 23 de dezembro. As ações são resultados de uma iniciativa da CDL Blumenau, que recebeu diversas solicitações de comerciantes e empresários.
Em conversa com um dos responsáveis pela Feirinha da Servidão Wollstein, Diego Lottin, e também com o presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Rodrigo Ramos, ficou acertado que, exclusivamente em dezembro, a Feirinha, que ocorre nas ruas Floriano Peixoto e Curt Hering, será realizada em outro local. Já a Rota do Lazer encerrará às 13h.
O presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio, explica que recebeu diversas solicitações dos lojistas sobre essas questões. “Dezembro é um mês atípico, pois o comércio abre aos domingos para poder atender os consumidores. Por isso, precisamos fazer alguns ajustes, de modo que seja positivo para todos”, afirma.
Roncaglio conta que Feira da Servidão tem um propósito muito bom, mas, em dezembro, acaba prejudicando o comércio das ruas Floriano Peixoto e Curt Hering, visto que ambas ficam fechadas para o trânsito de veículos e as barracas utilizadas pelos feirantes dificultam o acesso às lojas.
No caso da Rota do Lazer, o problema é a falta de estacionamento. “Ninguém questiona a importância da Rota do Lazer. Ela é um sucesso e deve continuar. Mas, em dezembro, é necessário que ela termine mais cedo para poder, de outra forma, atender a população, que vem até o centro para as compra natalinas”, explica Roncaglio. As alterações foram confirmadas por ofício pelo presidente da Fundação Cultural de Blumenau.
Com relação à Área Azul, o presidente da CDL Blumenau lembra que o serviço de fiscalização é muito importante para garantir a rotatividade das vagas de estacionamento. “O presidente do Seterb, Carlos Lange, nos garantiu que a fiscalização da Área Azul será mantida até o dia 23 de dezembro, em todos os bairros, inclusive o centro, no horário normal das agentes”, afirma Roncaglio.
O presidente da CDL destaca que o setor do comércio e serviços de Blumenau representa cerca de 20% do PIB do município, gera renda e emprego a mais de 27 mil trabalhadores e, por meio de impostos, contribui diretamente com a cidade.