Há sete anos, Luana Dubiella Casagrande, 34 anos, começou a trabalhar com aplicação de laser em roupas em casa, como forma de complementar a renda da família.

O que iniciou com apenas uma máquina, de forma despretensiosa, algum tempo depois se transformou em uma empresa: a JLA Laser, que hoje atende empresas de toda a região de Brusque e também do Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Luana e o marido, Jeison Casagrande, 36 anos, passaram a se dedicar integralmente ao empreendimento. Atuando no sistema de microempreendedor individual (MEI), a parte financeira da empresa se misturava com a da família, o que de certa forma dificultava o crescimento. Mas foi após uma visita de colaboradores do Sicredi à empresa que esta história começou a mudar e a JLA Laser entrou em uma nova fase.

“Nós não tínhamos a nossa conta jurídica. O pessoal do Sicredi bateu na nossa porta, nos explicou como funcionava, a importância de ter a conta jurídica e a física, e separar tudo. Então decidimos entrar como associados e fazer a conta da empresa e também as nossas”, conta Luana.

E foi assim que a história da JLA Laser com o Sicredi iniciou, há cerca de quatro anos, logo quando a agência abriu as portas no bairro Dom Joaquim. “Fomos um dos primeiros associados da agência do Dom Joaquim. Raramente a gente vai até lá. Sempre que precisamos de alguma coisa o pessoal vai até nós. Isso é muito bom”, destaca Jeison.

O casal ressalta que logo no primeiro contato com o Sicredi sentiu muita confiança e percebeu que a cooperativa se preocupa de verdade com os associados. “É muito diferente de um banco convencional, onde somos apenas um número. Hoje não temos vínculo com nenhum banco. Somente com o Sicredi”, diz Luana.

Com o crescimento da JLA Laser, foi preciso mudar o sistema de microempreendedor individual para microempresa. E o Sicredi estava lá, para auxiliar o casal nesta transformação. “Com a mudança para ME, o Sicredi abriu o sistema de boletos para nós e assim conseguimos conquistar muitos clientes, empresas grandes, que só trabalham por este sistema. É muito fácil trabalhar com o Sicredi. Eles orientam muito bem. Aprendemos a trabalhar com banco com eles e acabamos criando uma amizade com o pessoal”, destaca Jeison.

“Somos uma empresa pequena. E ao abrir conta no banco convencional somos apenas mais um. Ninguém olha pela gente porque seremos só mais um número. No Sicredi percebemos que podemos crescer junto com o banco. Eles querem que a pequena empresa cresça. Isso é o mais importante”, completa Luana.

Casa própria com ajuda do Sicredi

Além de toda a ajuda na organização financeira da empresa, Luana e Jeison conquistaram a casa própria com o auxílio do Sicredi.

Há algum tempo o casal buscava um financiamento para realizar o grande sonho.

“Tentamos em outros bancos, mas foi tudo muito burocrático, e no Sicredi foi muito rápido. Consegui através da minha conta de pessoa física, por aprender com eles a rodar e gerar crédito pra mim”, destaca Luana.

Jeison e Luana lembram que desde o primeiro momento, quando falaram para a equipe que gostariam de adquirir um imóvel, todos se empenharam em ajudar para que o sonho saísse do papel. “Desde que sentamos com o gerente e comentamos sobre a casa, eles nos ajudaram. Nos ensinaram como movimentar a conta e abrir o crédito. Tínhamos uma parte do dinheiro, mas não tudo, então precisamos do financiamento e conseguimos, sem burocracia. Hoje já estamos na nossa casa e até estamos devendo um churrasquinho de comemoração para a equipe do Sicredi”, brinca Jeison.

E a história de Luana e Jeison com o Sicredi não deve parar por aqui. O próximo passo do casal é ampliar o espaço da empresa e, a cooperativa de crédito já faz parte do planejamento. “O nosso espaço está pequeno e mais para frente temos ideia de comprar um galpão e ampliar. O Sicredi com certeza vai contribuir para esse crescimento”, destaca o empresário.