X
X

Buscar

Por que mercados de condomínio estimularam honestidade e chegaram para ficar em Blumenau

Home markets ganharam maior popularidade durante a pandemia de Covid-19

Uma tendência que ganhou popularidade durante a pandemia de Covid-19 e continua a crescer são os mercados de condomínio. Com funcionamento 24h e proximidade considerável, os chamados “home markets” acumularam fama por serem práticos e fáceis. 

Em Blumenau, a ideia também já foi aderida. Com 24 unidades na cidade, o market4u é uma rede de minimercados que atua no segmento desde 2019. Nos estabelecimentos, é possível encontrar diversos produtos, incluindo itens locais, a partir da formação de parcerias com fornecedores da região.

A coluna conversou com duas empresas que são atuantes em condomínios da cidade e da região.

Um começo atípico

O que impulsionou a criação da maioria dos home markets, foi a pandemia de Covid-19. Um exemplo é a startup catarinense fast4you, que surgiu no começo de 2020. Dentre as motivações estavam todas as mudanças aconteciam no comércio, devido às restrições impostas e ao isolamento social da época.

A empresa conta com uma unidade em Blumenau e garante se preocupar em estimular o comércio local.

“Em vista de que a fast4you respeita e valoriza a fomentação do comércio local, é dado ao nosso franqueado a flexibilidade de desenvolver fornecedores locais de acordo com as diretrizes da franquia, desta forma estimula economicamente o comércio local de fornecedores”, afirma a equipe.

Facilitar o dia a dia

A proposta dos mini mercados é atuar a partir do autoatendimento, através de aplicativos, sem a intermediação de funcionários. Além disso, oferecer produtos variados, que geralmente contemplam desde itens de mercearia, higiene pessoal, limpeza, até itens refrigerados e congelados. 

De acordo com o CEO do market4u, Eduardo Córdova, o empreendimento nasceu com o propósito de levar mais comodidade e segurança para as pessoas. O conceito é facilitar o dia a dia através de inovação e tecnologia.

O market4u oferece os produtos que o seu cliente precisa a poucos passos da porta de casa, auxiliando em situações, como, por exemplo, quando falta um item para uma receita, quando recebem uma visita inesperada, quando não há possibilidade de sair de casa, além de economizar o tempo do trajeto até o mercado. Queremos que os nossos clientes possam utilizar mais tempo fazendo o que desejam e menos tempo em filas de mercado ou esperando o delivery chegar” explica Córdova.

Tábita Andréa Drongek é uma moradora de um condomínio localizado no Centro de Blumenau. Há cerca de um ano, foi instalado um market4u no prédio. Ela conta que a experiência com o estabelecimento está sendo positiva e trazendo benefícios para seu dia a dia.

“Moro sozinha e facilita bastante, porque o mercado mais próximo é cerca de 1 km, e assim tenho acesso facilitado principalmente a itens que não podem faltar em casa”, diz.

Mini mercado e aplicativo market4you. Foto: Kamile Bernardes/O Município Blumenau

Aceitação em Blumenau

Ambas empresas dizem que a aceitação do público de Blumenau pelos mercados de condomínio está sendo muito significativa.

A equipe da fast4you conta que, na maioria das vezes, quando a ideia de instalar um mini mercado é levada para o síndico e, posteriormente, discutida em assembleia, a iniciativa é muito bem recebida. 

“Recebem bem a ideia e utilizam muito do mercado, ficam próximos de nosso franqueado dando inclusive sugestão de itens de alguns produtos locais para serem colocados na loja. Essa relação é bacana até mesmo com os síndicos, pois acabam nos indicando muitas vezes a outros condomínios também por verem nosso trabalho”, ressaltam.

Preços

De acordo com a moradora Tábita, os preços no market4u são coerentes, pela disponibilidade e comodidade em que se dá o acesso aos produtos.

“Como pego poucos itens e de maneira eventual, ainda é válido pela diferença, pois indo de carro comprar o custo do deslocamento seria equivalente”, destaca.

Porém, ela destaca que utiliza do mini mercado apenas para itens que faltam pontualmente. Não usa o home market como substituição do mercado ‘tradicional’.

Bebidas em unidade do market4you. Foto: Kamile Bernardes/O Município Blumenau

Controle e disponibilidade

No market4u, o controle dos produtos é realizado através de um sistema, onde as vendas são computadas através do aplicativo, que automaticamente já atualiza o estoque e indica a necessidade de reposição dos itens vendidos. 

Sobre a reposição, a fast4you explica que ela é feita pelo franqueado de acordo com a necessidade de cada condomínio. “Há condomínios onde o abastecimento acontece 1x por semana ou 2x por semana, isso será identificado de acordo com o consumo dos moradores e necessidade”, afirmam.

Tábita relata que o prédio que mora tem cerca de 200 moradores, mas que ainda assim, o mercado consegue suprir a demanda e a reposição é feita rapidamente.

“Acho uma variedade tranquila, e uma quantidade condizente. Meu prédio tem cerca de 200 moradores, considerando todas as unidades, e embora tenha poucas unidades de um mesmo produto, a reposição é bem rápida e da para perceber que itens que saem mais possuem mais unidades. A reposição ocorre de 2 a 3 vezes por semana, pelo menos é o que vejo o repositor deles no prédio”, informa.

Produtos em unidade da market4you em Blumenau. Foto: Kamile Bernardes/O Município Blumenau

Furtos nas unidades

Tanto a market4u quanto a fast4you afirmam que, apesar de acontecerem furtos nas unidades, a taxa é bem pequena.

“O furto é uma realidade no segmento varejista, no entanto, nas unidades do market4u, apesar de não haverem atendentes, os ambientes são controlados por câmeras, assim como geladeiras são travadas para controle de quem está abrindo”, garante o CEO da empresa.

Como ter um mercado no condomínio

De acordo com a fast4you, o condomínio ou empresa não tem custos para que seja feita a implantação da loja. A única solicitação é que seja cedido um espaço para ela ser montada. Quando se trata de um condomínio acima de 300 unidades, é instalado um container. 

Atualmente, a startup está em fase de realizar grandes parcerias com administradoras, construtoras de condomínios, para que quando for entregue o empreendimento, já tenha um mercadinho adicionado. Afinal, segundo eles, ter um home market instalado no condomínio pode gerar uma valorização alta ao imóvel.


Assista agora mesmo!

Risoto de alho-poró com queijo brie: uma experiência irresistível: