X
X

Buscar

Como policiais evitaram assalto a loja e renderam criminosos em Blumenau

Sargento Donizete Martins atirou para que bandidos libertassem reféns, entre eles uma mulher grávida

Foi com uma ação rápida, em que colocaram em risco as próprias vidas, que o sargento Donizete Martins e o cabo Dirschen conseguiram impedir um assalto à loja Adri na manhã desta quinta-feira, 6.

Lotados na base comunitária da Polícia Militar na Itoupava Central, eles foram comunicados por um casal pouco depois das 11h de um possível roubo no comércio instalado na Rua Dr. Pedro Zimmermann.

Ao chegar lá, avistaram uma moto CG preta ligada na frente e dentro viram dois homens armados e com capacete.
“Eles estavam ameaçando e pondo o cano das armas na cabeça de cinco mulheres, sendo uma grávida, e chutando uma delas pedindo dinheiro”, contou o sargento.

Os policiais entraram na loja e, frente à frente com os bandidos, ordenaram que eles abaixasse as armas e se entregassem. Neste momento, Acacio Lourenço, 49 anos, que portava uma pistola 765, com oito munições intactas, direcionou a arma para o sargento Donizete. O comparsa, Alan Cesar dos Santos de Ramos, 20 anos, portava um revólver calibre 38 com cinco munições intactas.

“Quando ele apontou para mim com a intenção de atirar, eu dei um tiro em sua direção, o que fez com que os dois se jogassem no chão da loja e se rendessem”, relatou o policial, que tomou a decisão de disparar diante do clima tenso, com o nervosismo das vítimas e dos próprios assaltantes.

Somente quando os criminosos já haviam sido algemados, as viaturas de apoio chegaram. Segundo a proprietária da loja, que preferiu não se identificar, a ação foi muito rápida, durou cerca de cinco minutos:

“Eu estava no banheiro quando ouvi eles chegarem já chamando por mim e pedindo dinheiro. Eu disse que podiam levar o que quisessem e falei que não guardo dinheiro aqui, não tenho cofre”, contou.

No fim desta tarde, ela seguia trabalhando. Disse que a sensação era ruim, mas estava feliz por ter acabado tudo bem. Uma mulher grávida, cliente da loja, foi atendia pelo Samu depois da tentativa de assalto, mas ninguém ficou ferido. A dupla de assaltantes foi encaminhada para a Central de Polícia.